Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Lula e o PMDB: conforme o previsto

Por Renata Giraldi, na Folha:O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na noite desta quarta-feira com a cúpula nacional do PMDB para discutir a relação entre petistas e peemedebistas no segundo turno das eleições municipais. As principais preocupações estão em torno de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), considerando que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h49 - Publicado em 8 out 2008, 18h28
Por Renata Giraldi, na Folha:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na noite desta quarta-feira com a cúpula nacional do PMDB para discutir a relação entre petistas e peemedebistas no segundo turno das eleições municipais. As principais preocupações estão em torno de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), considerando que PT e PMDB nos três locais estão em palanques adversários.
Durante a conversa, os peemedebistas deverão pedir ao presidente que evite participar diretamente das campanhas de Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte. A idéia é que Lula acompanhe à distância a disputa sem interferir de forma incisiva. É que peemedebistas, que comandam as campanhas políticas, temem que ocorra um acirramento entre PMDB e PT nessas três capitais.
Em Salvador, o petista Walter Pinheiro disputa com o peemedebista João Henrique –que conta com o apoio direto do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Em Porto Alegre, o atual prefeito José Fogaça (PMDB) disputa com a petista Maria do Rosário, enquanto em Belo Horizonte a eleição envolve os candidatos Márcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB).
Porém, os petistas pressionam o presidente para que ele suba, em pelo dois dos três palanques: Porto Alegre e Salvador. A interlocutores, Lula avisou que, por enquanto, pretende ir apenas a São Paulo para colaborar na campanha da candidata Marta Suplicy (PT) e em São Bernardo do Campo (SP) para ajudar o petista Luiz Marinho.
A Folha Online apurou que a conversa de Lula com os peemedebistas ocorrerá no Palácio da Alvorada, mas ainda não foi decidido se será um jantar ou apenas uma reunião mais rápida. Os líderes do governo no Congresso, Roseana Sarney (MA), do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), estarão presentes.
Também já confirmaram presença o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.