Lula agora diz que ficou com dó de Obama. Vão dizer que o sorriso de estátua não merece…
Por Gabriela Guerreiro, na Folha Online: No primeiro discurso no Brasil depois que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a Olimpíada de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira que há dois anos fazia “lobby” junto aos jurados do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a escolha da cidade. Lula […]
Por Gabriela Guerreiro, na Folha Online:
No primeiro discurso no Brasil depois que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a Olimpíada de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira que há dois anos fazia “lobby” junto aos jurados do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a escolha da cidade. Lula disse que encaminhou várias cartas aos jurados, assim como fez o corpo a corpo em Copenhague, dias antes da escolha do Rio.
“Eu tinha aprendido a lição: a França perdeu da Inglaterra porque o [Tony] Blair se dedicou a conversar e o [Jacques] Chirac não tinha feito isso. Foi essa a explicação que um sábio chinês me deu. Não ia ser por falta de conversa que eu ia perder”, disse.
Lula voltou a comemorar a escolha do Rio durante cerimônia, no Ministério da Justiça, contra os cartéis no país. O presidente dirigiu-se a dois representantes do Ministério da Justiça dos Estados Unidos para dizer que, apesar de admirar o presidente Barack Obama, torceu para que Chicago fosse rejeitada pelos jurados do COI para sediar os Jogos Olímpicos.
“Eu sou muito amigo do presidente Obama, acho que a eleição dele representa a quebra do preconceito que a minha eleição representou. Mas eu não estava torcendo para ele ganhar, e sim para perder. Sou amigo do Zapatero [primeiro ministro espanhol] há 20 anos, mas também torci para Madri perder”, disse Lula.
Lula disse que, apesar de ter torcido pela derrota de Madri e Chicago, sentiu pena de Obama e Zapatero depois que as duas cidades foram eliminadas. “Eu confesso a vocês que, depois da vitória, fiquei com dó do Obama e do Zapatero. Porque quando você ganha de um amigo você sempre fica chateado. O que me segura é que eles não deveriam ganhar, tinha que ser o Brasil”, disse o presidente.
Lula reconheceu que ficou “preocupado” quando Obama chegou a Copenhague para acompanhar a votação dos jurados. Mas mudou de ideia depois que Chicago foi a primeira eliminada na corrida para sediar os Jogos Olímpicos.
O presidente afirmou que, depois que Chicago foi eliminada pelos jurados, teve a certeza de que o Rio seria escolhido para sediar os jogos. “Londres vai fazer as Olimpíadas agora, não iam dar duas vezes para a Europa. E Tóquio a gente achava que foi lá só marcar tabela. O Obama não pode saber disso, mas quando Chicago foi eliminada na primeira hora eu senti que a gente ia ganhar as Olimpíadas.”
Trabalho
Apesar das sucessivas comemorações pela escolha do Rio, Lula disse que o país precisa agora trabalhar duro para atender às reivindicações do COI em 2016.
“Está na hora de parar de festejar a vitória e começar a trabalhar. Que ninguém nunca mais duvide da capacidade de conquista desse país chamado Brasil”, disse Lula.