Kassab: PSD “não será de direita, não será de esquerda nem de centro”
No Brasil, alguns partidos se dizem “de esquerda”: PT, PC do B, PSB, PPS, PSOL, PSTU… O teor de esquerdismo varia muito, né? “De direita”, como se sabe, não existe nenhum. Quem não é de esquerda ou centro-esquerda afirma estar no “centro”. O prefeito Gilberto Kassab lidera os esforços para criar o PSD, Partido Social […]
No Brasil, alguns partidos se dizem “de esquerda”: PT, PC do B, PSB, PPS, PSOL, PSTU… O teor de esquerdismo varia muito, né? “De direita”, como se sabe, não existe nenhum. Quem não é de esquerda ou centro-esquerda afirma estar no “centro”. O prefeito Gilberto Kassab lidera os esforços para criar o PSD, Partido Social Democrático. Muitos se perguntam qual será sua bandeira ou sua novidade. Que seus próceres digam que não será de direita, vá lá, é compreensível: a esquerda homicida conseguiu transformar a palavra num anátema. Que Kassab diga que ele não vai ser esquerda, eis outra coisa compreensível também: parece tarde demais para ele próprio ou o vice-governador, Guilherme Afif Domingos, se converterem ao socialismo. Mas o que não se tinha visto até hoje é um partido que não é de direita, de esquerda nem de centro. Muita gente diz, e eu não concordo, como sabem, que direita e esquerda não existem mais. Mas é uma novidade, para mim, que o centro também tenha ido para a cucuia. Transcrevo trecho da entrevista de Kassab à rádio ESPN Estadão:
ESPN – Prefeito, só uma pergunta rápida: “Qual é a ideologia do seu partido, recém-criado?”
Kassab – Eu acabei de falar. A sua pergunta começa errada.
ESPN – Ele é oposição, ele é…
Kassab – A sua pergunta começa errada. Eu acabei de dizer que não tem partido. A lei não permite que você se mude. Vai ser criado o partido…
ESPN – O partido que o senhor vai criar, então…
Kassab – Não, eu não. Seria um personalismo…
ESPN – Mas liderado pelo senhor, o senhor é a principal liderança do partido…
Kassab – Não, não, seria uma arrogância muito grande…
ESPN – Mas ele é de direita, é de esquerda, ele é governista, é oposicionista?
Kassab – Olhe, não será de direita, não será de esquerda nem de centro. É um partido que terá um programa a favor do Brasil.