Jornal italiano faz apelo por extradição de Battisti
Da Ansa, em Roma:O jornal italiano “Il Tempo” publicou nesta terça-feira em seu editorial um apelo ao governo brasileiro para que o ex-militante de extrema-esquerda Cesare Battisti seja extraditado.No texto, o jornal afirma que “até onde sabemos, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, opõe-se à justa extradição de Cesare Battisti, salvando assim um perigoso […]
O jornal italiano “Il Tempo” publicou nesta terça-feira em seu editorial um apelo ao governo brasileiro para que o ex-militante de extrema-esquerda Cesare Battisti seja extraditado.
No texto, o jornal afirma que “até onde sabemos, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, opõe-se à justa extradição de Cesare Battisti, salvando assim um perigoso criminoso da pena imposta a ele. Por este motivo, pedimos ao governo brasileiro para não ser responsável, de forma alguma, por ajudar Battisti”.
Segundo o “Il Tempo”, inúmeros expoentes do mundo político italiano já aderiram ao apelo, tanto da base governista quanto da oposição, entre eles o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, o líder do partido IDV (Itália dos Valores), Antonio Di Pietro, e parlamentares da coalizão governista de centro-direita PDL (Povo da Liberdade), como Fabrizio Cicchitto, Gaetano Quagliarielo, Italo Bocchino e Maurizio Gasparri.
Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, enquanto militava no PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), grupo ligado às Brigadas Vermelhas.
Preso no Brasil desde 2007, o italiano recebeu há uma semana o status de refugiado político, o que permitirá a ele viver e trabalhar no país sem ser extraditado.
A decisão gerou tensão entre as duas nações. Tarso argumentou que a medida foi baseada na “existência fundada de um temor de perseguição” contra o italiano, que alega inocência.