Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

João Dias depõe na PF e anuncia a entrega de 13 áudios provando suas acusações

Do Portal G1. Comento no próximo post. O policial militar João Dias Ferreira, que acusou o ministro do Esporte, Orlando Silva, de receber propina foi nesta segunda-feira (24) à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para apresentar supostas provas que incriminariam o ministro e prestar novo depoimento. Ele chegou por volta das 11h40. João Dias […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 10h23 - Publicado em 24 out 2011, 15h22

Do Portal G1. Comento no próximo post.
O policial militar João Dias Ferreira, que acusou o ministro do Esporte, Orlando Silva, de receber propina foi nesta segunda-feira (24) à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para apresentar supostas provas que incriminariam o ministro e prestar novo depoimento. Ele chegou por volta das 11h40.

João Dias afirmou que entregará 13 novos arquivos de áudios que não constam no processo e que incriminam assessores do alto escalão do ministério, diretamente relacionados ao ministro Orlando Silva. Segundo o policial militar, não há conversas gravadas de Orlando Silva, mas sim de pessoas próximas a ele.

“Se a reunião é feita no sétimo andar, na secretaria executiva, se a reunião é feita sobre assunto do Segundo Tempo, se a reunião é feita com a cúpula, não tem para onde correr, é diretamente interesse do ministério” disse o policial militar.

João Dias disse ainda que a reunião ocorrida “na calada da noite” no Ministério do Esporte, divulgado na revista “Veja” desta semana, aconteceu com o propósito de cessar a produção de documentos falsos que poderiam prejudicar o projeto com as ONGs. De acordo com ele, estes mesmos documentos falsos deram origem à Operação Shaolin, em 2010, na qual João Dias foi preso.

“Na reunião havia duas pessoas que falam e duas pessoas que não falam. (…) As duas que falam eram Charles [Rocha], (..) e o atual secretário de Esporte Educacional, Fábio Hansen. Sentado assistindo estava o Adson [secretário do ministério do Esporte] e Julio Filgueira, que na época era secretário”, disse.

Continua após a publicidade

Em nota, o Ministério do Esporte questionou a apresentação da conversa e diz que pedirá à Polícia Federal para incorporar a gravação à investigação em andamento sobre o suposto esquema de desvio.

João Dias disse, ainda, acreditar que “a partir dessa semana, muitos donos de entidades passarão a vir aqui, até porque nenhum deles têm condições de aprovar as contas no Ministério do Esporte”.

“Depois que eu não concordei em fazer parte e estou revelando estes fatos, estão sendo produzidos documentos. (…) Quando nós fomos lá [na reunião no ministério) foi para mostrar que nós não temos nada, nada com o que acontece no ministério”, disse o policial.

O PM também disse que prestará esclarecimentos a deputados na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26). João Dias prometeu divulgar, até quarta, oito vídeos que mostrariam um ex-funcionário de instituto negociando delação premiada com autoridades do Distrito Federal em troca de acusações falsas contra João Dias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.