Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Isto é Lula

Lula esteve hoje na favela Heliópolis, em São Paulo, e depois em Santo André, cidade administrada pelo PT — aquela, sabem?, do prefeito Celso Daniel, que lidera uma impressionante lista de oito cadáveres. Na favela, estava acompanhando do governador José Serra, do PSDB, e do prefeito Gilberto Kassab, do DEM. Em Santos, também em companhia […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h29 - Publicado em 20 Maio 2008, 20h40
Lula esteve hoje na favela Heliópolis, em São Paulo, e depois em Santo André, cidade administrada pelo PT — aquela, sabem?, do prefeito Celso Daniel, que lidera uma impressionante lista de oito cadáveres.

Na favela, estava acompanhando do governador José Serra, do PSDB, e do prefeito Gilberto Kassab, do DEM. Em Santos, também em companhia de Serra, Juvenal Antena foi inclusivo, entendem? Fez as pazes com “Evilázio” e deixou claro, mais ou menos no estilo docemente fascitóide do líder da Portelinha, por que as coisas são tão lentas no Brasil: culpa da burocracia, do técnico que pega uma palavra errada num documento, das leis ambientais, do Ministério Público, da Justiça. E emendou: “Este é o país jurídico que nós construímos”. Em seguida, disse dar graças a Deus porque tem a Dilma, a “mãe do PAC” — segundo ele, a ministra consegue vencer todos os entraves. É, deve ser: neste ano, JÁ FOI GASTO 0,58% DOS RECURSOS DO PAC… Santo Deus! E aí brincou, afirmando que Serra, querendo copiá-lo, escolheu também uma Dilma pra ele. Referia-se a Dilma Pena, secretária de Saneamento e Energia de São Paulo. Evitou o proselitismo.

As platéias, em eventos do PAC, vocês sabem, são especialmente selecionadas. Em São Paulo, Kassab falou. Começou vaiado e terminou aplaudido, quando lembrou as obras da Prefeitura na Portelinha — quero dizer, em Heliópolis. Serra também discursou, aplaudido desde o inicio, com alguns bolsões de vaias de setores organizados do petismo. Bem, será sempre assim em solenidades do PAC. Ou muito pior.

Em Santo André, sem a oposição por perto, a coisa já foi diferente. Viu-se campanha eleitoral desbragada mesmo. Lula foi recebido com pedidos de terceiro mandato. Ele rejeitou a hipótese, mas afirmou que vai fazer seu sucessor, sim. E a platéia não teve dúvida: “Olê, olê, olé, olá, Dilmá, Dilmá…” Ironizou as oposições, atribuindo-lhes a afirmação de que ele, Lula, tem é sorte: “Aqueles que achavam que nós íamos levar o Brasil para o buraco, aqueles agora inventaram o seguinte: ‘Ah, o Brasil está dando certo porque o Lula tem sorte. Esse Lula tem uma sorte danada’. Agora, eu pergunto aqui: ‘Quem é a mulher que casa com o homem que não tenha sorte? Quem é o homem que vai casar com uma mulher azarada? Olha, Deus queira que, daqui para frente, o Brasil só eleja um presidente com muita sorte. O cara que tem azar é o cara que perde as eleições.’”

E mandou bala na imprensa: “Nem sempre a imprensa diz tudo o que está acontecendo no Brasil. Às vezes, se a gente quiser saber mais a gente lê a imprensa internacional, que fala bem. Nunca vi como a imprensa espanhola, alemã, americana, inglesa gosta tanto do Brasil. A nossa demora mais para enxergar.”

Continua após a publicidade

Eis Lula. Na presença das oposições, afago; na ausência, porrada. No conjunto da obra, em um só dia, ataque às leis ambientais, ao Ministério Público, à Justiça e a imprensa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.