A França é um grande país, mas seu antiamericanismo, que toma quase todas as faixas de pensamento, é ridículo. Não por acaso, é a terra que deu à luz Asterix. César, ridicularizado a cada quadro pelos gauleses, é o Império Americano. Nesta quarta, Philippe Douste-Blazy, ministro das Relações Exteriores do país, afirmou que os EUA […]
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 31 jul 2020, 23h00 - Publicado em 15 nov 2006, 19h36
(/)
Continua após publicidade
A França é um grande país, mas seu antiamericanismo, que toma quase todas as faixas de pensamento, é ridículo. Não por acaso, é a terra que deu à luz Asterix. César, ridicularizado a cada quadro pelos gauleses, é o Império Americano. Nesta quarta, Philippe Douste-Blazy, ministro das Relações Exteriores do país, afirmou que os EUA devem fixar uma data para deixar o Iraque. Trata-se de um papo mais furado do que estruturalismo… francês. mais chato do que o noveau roman. Imaginem só. Mesmo quem, à diferença de mim, acredita que a invasão foi um erro, um crime ou o que seja deve admitir que o Iraque se tornou uma central do terror. E resta indubitável que, agora, é mesmo uma guerra, outra guerra. Imaginem os líderes terroristas de posse da preciosa informação: “Até o dia X, saem tantos mil homens; até o diz Y, outros tantos. No dia Z, não restará um só americano em solo iraquiano”. O que vocês acham que eles iriam fazer? Ora, adaptar seu calendário a essa manifestação de cartesianismo francês… A Argélia deveria ter ensinado à França duas dentre muitas coisas: a violência que pode caracterizar o “bom terror”; os prejuízos, para os “oprimidos”, de uma saída às cegas, desorganizada, com o rabo entre as pernas.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.