Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Haddad deixa alunos sem lápis, caderno e uniforme escolar

O atraso da prefeitura na entrega das roupas e calçados atinge cerca de 124 mil crianças. Com os kits escolares, materiais pedagógicos essenciais para atividades em classe, a demora prejudica ainda mais alunos – 541 mil, dois terços da rede municipal

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 4 jun 2024, 23h39 - Publicado em 3 mar 2016, 03h05

Por Paulo Saldaña, na Folha:
Quase três semanas depois do início das aulas, milhares de alunos ainda não receberam da gestão Fernando Haddad (PT) os uniformes e os materiais escolares básicos da rede municipal de São Paulo, como lápis, caneta e caderno.

O atraso da prefeitura na entrega das roupas e calçados atinge cerca de 124 mil crianças. Com os kits escolares, materiais pedagógicos essenciais para atividades em classe, a demora prejudica ainda mais alunos –541 mil, dois terços da rede municipal.

E a própria gestão Haddad prevê mais três semanas para regularizar a situação. A falta do material escolar tem levado famílias a comprar artigos por conta própria para aproveitar as aulas.
(…)
A prefeitura não detalhou quais alunos e escolas são mais atingidos. A reportagem apurou que os atrasos dos materiais atingem todas as etapas, das creches às escolas de ensino fundamental.

Em ao menos quatro escolas de regiões diferentes, os kits chegaram só para alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Segundo diretores consultados pela Folha, funcionários têm improvisado sobras de materiais dos anos anteriores para atender os alunos.
(…)
Não ter os materiais escolares no início das aulas tem impacto negativo no trabalho educacional e pedagógico, afirma Cisele Ortiz, coordenadora do Instituto Avisa Lá, que capacita educadores.

“O material é conteúdo de trabalho para o professor. No início do ano é quando o docente precisa dar orientações de organização, o aluno vai etiquetar o material. Isso cria o comportamento de aluno nas crianças, até mesmo para cuidar de tudo”, afirma.

Continua após a publicidade

“Muita coisa tem que mudar nos processos de compra para que a proposta pedagógica seja garantida com o uso do materiais”, diz.

A entrega de materiais e uniformes é feita pela prefeitura desde 2002. Os atrasos eram recorrentes, mas, em 2015, a gestão Haddad comemorou o fato de, “pela primeira vez na história”, conforme divulgou na época, os produtos terem sido entregues antes do início das aulas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.