Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Governo quer restringir propaganda de alimentos com alto teor de gorduras

Por Luisa Belchior, na Folha. Na madrugada, escrevo sobre o incrível ministro Temporão…O Ministério da Saúde fará consulta pública para decidir sobre a restrição a publicidade de alimentos com quantidades de açúcar, gorduras saturada e trans e sódio consideradas elevadas pelo ministério. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse nesta terça-feira que as consultas estão […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h17 - Publicado em 2 jul 2008, 00h53
Por Luisa Belchior, na Folha. Na madrugada, escrevo sobre o incrível ministro Temporão…
O Ministério da Saúde fará consulta pública para decidir sobre a restrição a publicidade de alimentos com quantidades de açúcar, gorduras saturada e trans e sódio consideradas elevadas pelo ministério. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse nesta terça-feira que as consultas estão sendo preparadas.
Na semana passada, o ministério apresentou pesquisa mostrando que a maioria das propagandas de alimentos na programação da televisão brasileira é de alimentos com quantidades de açúcar, gorduras saturadas e trans e sódio consideradas elevadas pelo ministério.
A idéia é fortalecer um programa da pasta de prevenção a doenças como hipertensão, diabetes e doenças coronarianas, cujo tratamento representa 60% dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), segundo o ministério. Alimentos com alto teor de gorduras, açúcar e sal (presente no sódio) são fator de risco para essas doenças, segundo o ministério.
A intenção da consulta, segundo Temporão, é ter uma resposta da população sobre as restrições a esse tipo de propaganda antes de regulamentá-lo. “Vai ser feita a consulta pública. Vamos ouvir todo mundo para depois poder tomar as decisões”, declarou o ministro ontem, no Rio.
Estudo da UnB (Universidade de Brasília) divulgado semana passada pelo ministério, que analisou 128.525 peças publicitárias veiculadas em 3.108 horas de programação televisiva, constatou que 18% de todas as propagandas de alimentos eram dos chamados fast-food, seguidos de guloseimas e sorvetes (17,%), refrigerantes e sucos artificiais (14%), salgadinhos de pacote (13,%) e biscoitos doces e bolos (10%).

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.