Está criado o PPL, que já foi MR-8 um dia. Desta vez, ninguém reclamou! Como o partido não existe, então tem o direito de existir!
Tomei muita porrada aqui porque afirmei que havia um clima de perseguição ao PSD — mais propriamente, à sua criação. Com aquela afirmação, não fazia juízo de valor nenhum sobre o novo partido. Indaguei se todos os outros 27 que havia tinham sido devidamente escrutinados, como estava sendo o PSD. Mais: quis saber se um […]
Tomei muita porrada aqui porque afirmei que havia um clima de perseguição ao PSD — mais propriamente, à sua criação. Com aquela afirmação, não fazia juízo de valor nenhum sobre o novo partido. Indaguei se todos os outros 27 que havia tinham sido devidamente escrutinados, como estava sendo o PSD. Mais: quis saber se um partido que nascia com 50 deputados, 1 governador, 2 vice-governadores etc não tinha condições de cumprir as tais exigências. Quem não entende o que lê continuou a não entender.
Muito bem. O TSE deu o seu ok hoje à criação do PPL. Que estrovenga é essa? Partido Pátria Livre, composto por membros do glorioso… MR-8, cujos militantes cabem numa Kombi. Deputados? Não! Prefeitos? Não! Governadores? Não! Mas ninguém quis saber se o 29º partido brasileiro, de que ninguém tinha ouvido falar, existe mesmo ou é só mais um cartório que terá direito a uma verba oficial, que o “estado burguês” garante a todos os partidos, inclusive ao PCO, aquele…
Como ninguém recorreu, deu-se de barato que as 492.811 assinaturas do famoso PPL eram quentes. Não houve subprocuradora para lançar dúvidas. A tese é a seguinte: só se faz diligência se alguém reclama; a Justiça Eleitoral só age quando provocada. Certo! Parece interessante, mas é um tanto esquisito. Um partido, mesmo existindo de fato, terá dificuldades, como teve o PSD, se contar com alguns inimigos. Um partido, mesmo não existindo, terá garantida a sua validade cartorial se ninguém se der conta de que não existe… Imaginem se as coisas tivessem se dado como pretendiam alguns, inclusive certos setores da imprensa: o PSD estaria hoje proscrito, mas o PPL estaria aí, firme e forte, com seus 17 militantes… Há um certo movimento para cassar e caçar a piada no Brasil porque o oficialismo não aceita concorrência.