Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Em protesto contra reajuste dos parlamentares, estudantes fazem manifestação em frente ao Congresso e bispo recusa comenda no Senado

Em O Globo: A tarde desta terça-feira foi marcada por protestos contra o aumento dos parlamentares. Em frente ao Congresso, centenas de estudantes secundaristas e universitários de Brasília se reuniram numa manifestação contra a decisão tomada na semana passada, que aumentou o salário dos deputados e senadores em 61,8%. Os estudantes foram barrados quando tentavam […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h17 - Publicado em 22 dez 2010, 05h13

Em O Globo:

A tarde desta terça-feira foi marcada por protestos contra o aumento dos parlamentares. Em frente ao Congresso, centenas de estudantes secundaristas e universitários de Brasília se reuniram numa manifestação contra a decisão tomada na semana passada, que aumentou o salário dos deputados e senadores em 61,8%. Os estudantes foram barrados quando tentavam invadir o salão principal e, com cartazes e faixas com frases contra o reajuste, chamaram a atenção da imprensa.

Já no Senado, o que era para ser uma simples solenidade de entrega de comenda, transformou-se num enorme constrangimento para os parlamentares presentes no plenário quando o bispo de Limoeiro do Norte, no Ceará, dom Manuel Edmilson Cruz, recusou-se a receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A razão da recusa também foi o reajuste concedido aos parlamentares. Ao discursar, o bispo destacou a realidade dos brasileiros menos favorecidos, obrigados a enfrentar filas nos hospitais da rede pública e foi taxativo:

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la.” O público presente à sessão, presidida por Inácio Arruda (PCdoB-CE), aplaudiu a decisão.

O bispo ainda acrescentou que o reajuste dos parlamentares deve guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria e afirmou que “sua postura não tinha a pretensão de dar lições a pessoas tão competentes e tão boas”. O senador José Nery (PSOL-PA) cumprimentou o bispo pela atitude considerada “coerente” e disse que entendia a recusa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.