Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Educando a sociedade “de que”…

Imprensa e Educando de… – Ontem, falando a autoridades do Judiciário, com aquela fluência e clareza que tão bem o caracterizam, disse o Apedeuta, o Babalorixá de Banânia: “Possivelmente, eu acho que, do ponto de vista econômico, a notícia ruim deve dar muito mais dinheiro do que a notícia boa. Como é que a gente […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 07h39 - Publicado em 6 dez 2006, 07h47

Educando a sociedade “de que”…
q10d_mem

Imprensa e Educando de… – Ontem, falando a autoridades do Judiciário, com aquela fluência e clareza que tão bem o caracterizam, disse o Apedeuta, o Babalorixá de Banânia: “Possivelmente, eu acho que, do ponto de vista econômico, a notícia ruim deve dar muito mais dinheiro do que a notícia boa. Como é que a gente vai educar a sociedade brasileira de que as coisas boas acontecem em maior número que as coisas ruins no país?” Como a gente vê, Lula está pensando em “educar a sociedade de” algumas coisas. E a imprensa está na mira. O modelo petista já está pronto. Consiste em mobilizar os seus esbirros, amamentados com o leite de pata da verba publicitária do governo e das estatais, para cantar as suas glórias. O chato é que as emissoras cuja profissão é puxar o saco não têm audiência, e as revistas cuja tarefa é inventar uma metafísica para o petismo não têm leitores. Pior para o governo e melhor para os espertalhões. No fundo, querem que o PT se dane. O negócio é meter a mão na grana.

Aeroporto 2006 – Eu não tenho dúvida: se o apagão nos aeroportos atingisse a base eleitoral de Lula, o governo já teria se apressado em apresentar alguma resposta. Como quem está se danando é a classe média, aquela que não vota no Apedeuta, ele quer que essa gente se dane. Não se trata de nenhuma conspiração. Lula só não acha a situação grave. Não caracteriza, assim, uma “crise social”.

Ou seja… Eleitor que é leitor já não vota em Lula. E, por isso, ele hostiliza a imprensa. Eleitor que anda de avião também não. E, por isso, fica todo mundo pagando sapo no aeroporto. Aí o petista alegre — variante teratológica e virótica do bobo alegre — diz: “Tá vendo? É a elite. Lula governa para o povão”. Em parte, faz sentido. São pessoas que foram ganhando graus variados de autonomia. É fato: gente assim não suporta milongueiros.

Continua após a publicidade

Oposições – Ainda bem que existe o PT para criar algumas confusões, ao menos aparentes, para o governo do PT, não é mesmo? Ou o Brasil seria um tédio só: algo assim politicamente tão aborrecido como a Noruega ou a Suécia, só que sem os confortos de lá. Refiro-me, naturalmente, às oposições. Acreditam que os mansos de espírito herdarão o reino dos céus. Ou a cadeira de Lula. O passado fala pelo presente quanto a esta tática.

Contas de campanha – É claro que as contas de campanha de Lula acabarão sendo aprovadas, com reservas aqui e ali. Mas nada que impeça a sua diplomação. Brindei essa notícia, abaixo, com a imagem de uma lata do lixo. E daí que empresas concessionárias de serviços públicos não possam fazer doações? Fazem. Afinal, convenha-se: é só a lei que impede. Quem ela pensa que é? O mesmo vale para o caso do teto salarial nos Estados, burlado por autoridades que deveriam ser procuradoras da legalidade. Há coisas que não pegaram no Brasil. A lei é uma delas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.