Dirceu: acione a tecla SAP para entendê-lo
Por Camila Neumam, na Folha Online. Comento em seguida:O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse nesta sexta-feira que a indicação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para disputar as eleições presidenciais de 2010 está à altura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.“Acho um nome [Dilma Rousseff] à altura do presidente da República, pela história […]
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse nesta sexta-feira que a indicação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para disputar as eleições presidenciais de 2010 está à altura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Acho um nome [Dilma Rousseff] à altura do presidente da República, pela história política dela e pela experiência no governo. Ela tem todas as condições de dialogar com a base do governo, com os partidos aliados e construir um programa para dar continuidade ao projeto do presidente Lula”, afirmou Dirceu durante a 12ª edição da Caravana da Anistia, que acontece hoje no Memorial da Resistência.
Questionado se o fator carisma poderia pesar contra Dilma, Dirceu afirmou que ser ou não carismático não é determinante para se ganhar uma eleição. O ex-ministro citou como exemplo o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que segundo ele nunca teve fama de ser carismático, mas foi eleito prefeito e governador de São Paulo.
“Questão de carisma não é determinante na política, ou humor, porque senão o [governador José] Serra não seria eleito […] Claro que ajuda, mas não é determinante”, afirmou.
Para Dirceu, a eleição de Dilma seria importante para o Brasil pelo fato de ser a primeira mulher a ter esse papel no país.
“A ministra Dilma é uma mulher, vai ser muito importante o Brasil eleger uma mulher. Segundo, é uma militante política da esquerda, que tem uma história, um passado importante para a democracia e uma larga experiência politica e administrativa. Foi ministra de Minas e Energia, da Casa Civil depois que eu saí, e tem dado provas de sua capacidade, liderança, articulação política, e gestão governamental. Por isso que o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] tem sido um programa com sucesso em todo o país”, disse.
Segundo Dirceu, o PT se mostrou forte nas eleições de 2008, e com o apoio dos partidos coligados como PSB, PDT, PC do B, as chances de levar a eleição de 2010 cresce”.
“No ano eleitoral nós estamos fortes […] Já ganhamos as eleições presidenciais duas vezes. Nós temos certeza que levaremos mais, não será uma eleição fácil, mas eu estou muito confiante. A ministra Dilma deve nós representar, mas ela terá todo o meu apoio”.
ComentoOntem, foi Tarso Genro a lançar o nome de Dilma Rousseff. Todos sabem o amor profundo que ele nutre pela ministra. Agora, é a vez de José Dirceu afirmar que “Dilma está à altura de Lula”. É… Quem acompanha os bastidores da política e sabe o que ele de fato pensa do Apedeuta lê tal opinião com a tecla SAP ligada, né? O Zé realmente é dotado de uma especial sutileza.
É de grande ajuda à ministra a lembrança de que ela é uma “militante de esquerda”, com um passado notório. E que passado, não é!? E o Zé diz tudo isso na mesma arrancada em que lembra o nome do governador José Serra, prestes a aplicar uma surra eleitoral no PT em São Paulo e, por ora, líder nas pesquisas para a sucessão de Lula em todos os estados e em todos os cortes possíveis que se façam: renda, idade, escolaridade…
O óleo de Dilma está esquentando.