Despudor
“Sentimento de vergonha, timidez, mal-estar, causado por qualquer coisa capaz de ferir a decência, a modéstia, a inocência.” O que vai acima, em itálico, é a primeira acepção, no Houaiss, da palavra “pudor”. E o despudor, então, nesta acepção número um, é o contrário disso. Define, por exemplo, o comportamento de Tarso Genro comentando a […]
O que vai acima, em itálico, é a primeira acepção, no Houaiss, da palavra “pudor”. E o despudor, então, nesta acepção número um, é o contrário disso. Define, por exemplo, o comportamento de Tarso Genro comentando a questão de Raposa Serra do Sol.
A questão primeira, anterior a quaisquer outras considerações ou questões de opinião e gosto, é que o tema está ainda sub judice. Tarso tem todo o direito, e até o dever, de informar qual é a opinião do governo — de resto, devidamente representada e defendida no Supremo. Não pode, não lhe cabe, é-lhe vedado, isto sim, é dar-se ao desfrute do baixo proselitismo, demonizando um dos lados da disputa. Pior: enquanto o faz, sustenta o contrário. Açula uma luta entre agricultores e índios para, em seguida, negar que se trate de uma luta entre agricultores e índios.
Mais: Tarso Genro dá o parecer do relator como a sentença vitoriosa no tribunal. Pode até ser que seja — afinal, ela está sendo saudada em prosa e verso pelos setores politicamente corretos na imprensa, que chamam de “iluminada” a defesa do “novo bom selvagem” feita por Ayres Britto —, mas ainda não é.
Sobre a chegada do “estado de direito” à região, dizer o quê? Republiquei ontem, post das 5h21, o vídeo que mostra a atuação da Polícia Federal na área (se quiser ver ou rever, clique aqui). Os valentes de Tarso invadiram as fazendas sem qualquer ordem judicial. E ainda estimulam os fazendeiros a reagir…
Como, nesse caso, a pauta de Tarso coincide com a de boa parte do jornalismo indianista, considera-se tudo da mais absoluta normalidade.
Pesquisa: maioria dos brasileiros desaprova o trabalho de Lula
João Gomes se manifesta após suposto climão em especial de Roberto Carlos
Zé Felipe anuncia fim do namoro com Ana Castela
Mario Gomes desabafa sobre dificuldade financeira: ‘Tá faltando para comer’
Com trajetória errática e efeito-Flávio, direita termina 2025 em busca de um rumo







