Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Datafolha 1 – O que dizem os números da pesquisa para a Prefeitura de São Paulo

É conveniente ler os quatro posts abaixo, com os números da pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo, para entender plenamente este comentário. Numa primeira mirada, poder-se-ia dizer: nada mudou. E, com efeito, os números no primeiro turno variaram dentro da margem de erro, embora, vista a trajetória, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) esteja […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h29 - Publicado em 18 Maio 2008, 07h43
É conveniente ler os quatro posts abaixo, com os números da pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo, para entender plenamente este comentário. Numa primeira mirada, poder-se-ia dizer: nada mudou. E, com efeito, os números no primeiro turno variaram dentro da margem de erro, embora, vista a trajetória, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) esteja em ascensão — ainda tirando votos dos que estão abaixo dele, e não dos dois líderes: a petista Marta Suplicy e o tucano Geraldo Alckmin. Com um pouco mais de atenção aos detalhes, Kassab é quem pode ficar mais animado com o resultado. Vamos ver.

O primeiro dado auspicioso para o prefeito é a avaliação que os paulistanos fazem de sua administração. Em 49 dias (a pesquisa anterior foi publicada em 30 de março), caiu sete pontos os que a consideram ruim/péssima: hoje, é de apenas 20%; dizem que seu desempenho é ótimo/bom 39% dos entrevistados, e 38% o vêem como regular. Outro dado positivo para o prefeito é que encurtou bastante a distância num eventual segundo turno com a petista Marta Suplicy: ele teria 41%, e ela, 51%: uma diferença de 10 pontos percentuais; há menos de dois meses, era de 16 pontos (53% a 37%). Numa hipotética disputa entre o tucano e o democrata, Alckmin lidera, com 58% contra 31%: enormes 27 pontos de vantagem, mas, há 49 dias, era de 32.

Marta conta com números um tanto ambíguos: em fevereiro, ela chegava a 25% no primeiro turno; saltou para 29% em março e, agora, está com 30%. Se considerarmos que ela passou a liderar nos votos espontâneos, com 18%, parece que há uma consolidação da candidatura. Encurtou, dentro da margem de erro, a sua diferença para Alckmin no segundo turno: há pouco mais de um mês e meio, era de 12 pontos; agora, é de 10: 51% a 41%. E isso tudo, é óbvio, lhe é positivo. O encurtamento da distância em relação a Kassab, por outro lado, é um sinal negativo.

E Alckmin? Empatado no primeiro turno com Marta (29% a 30% para ela), a vantagem do tucano é ainda bastante folgada no segundo: 10 pontos no confronto com a petista e 27% no embate com o democrata. Mas, como se viu acima, essa diferença vem caindo. Há três meses, em pesquisa Datafolha publicada no dia 16 de fevereiro, Alckmin tinha os mesmos 29% no primeiro turno e vencia a petista por 12 pontos (agora 10) e o democrata por 33 pontos (agora 27). É claro que é o favorito, embora esses três meses apontem estagnação.

Observem que essas pequenas mudanças se dão num cenário pré-campanha. As composições feitas por Kassab, por exemplo, vistas como vitórias por aqueles que lidam com política, não têm reflexo aind no eleitorado. A melhora de seu desempenho no segundo turno — e mesmo no primeiro: em fevereiro, ele tinha 12%; agora, 15% — devem decorrer da avaliação de sua gestão, que melhorou.

Continua após a publicidade

Uma avaliação positiva do eleitorado garante a reeleição? Não. Em 2004, a gestão de Marta contava com a aprovação dos paulistanos, mas Serra ganhou — era um nome consolidado na cidade. Nesse aspecto, Alckmin leva, é claro, uma boa vantagem. Mas o prefeito tem a seu favor, além da aprovação, o tempo na TV, e Marta contará com a quinta cavalaria do petismo federal. A disputa em São Paulo tem tudo para ser a mais animada do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.