Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Coréia do Norte desafia ONU e faz teste nuclear

Da Reuters, na Folha: A Coreia do Norte anunciou no fim da noite de ontem (manhã de hoje na Ásia) ter realizado com sucesso um teste nuclear. O suposto teste subterrâneo ocorre semanas depois de o regime comunista anunciar a reativação de seu programa nuclear em retaliação às sanções impostas pela ONU ao país em […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 18h14 - Publicado em 25 Maio 2009, 05h18

Da Reuters, na Folha:
A Coreia do Norte anunciou no fim da noite de ontem (manhã de hoje na Ásia) ter realizado com sucesso um teste nuclear. O suposto teste subterrâneo ocorre semanas depois de o regime comunista anunciar a reativação de seu programa nuclear em retaliação às sanções impostas pela ONU ao país em resposta pelo lançamento de um foguete em 5 de abril.
A Presidência da vizinha Coreia do Sul alertou sobre o teste após registrar um tremor artificial de de 4,7 pontos na escala Richter pouco depois das 10h (hora local). O tremor foi confirmado por medidores americanos, mas o governo dos EUA afirmava, até o fechamento desta edição, não ter informações suficientes para confirmar a realização do teste.O governo do presidente sul-coreano Lee Myung-bak convocou uma reunião de gabinete urgente para analisar o tema.
O Japão pediu uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU. “Definitivamente vamos responder a isso. Temos de fazê-lo no Conselho de Segurança da ONU”, afirmou Kazuo Kodama, porta-voz da Chancelaria japonesa.

Ameaça
O governo norte-coreano havia dito recentemente que faria novo teste nuclear em resposta ao endurecimento das sanções ao país após o teste com o foguete em abril.Segundo a ONU, o lançamento do foguete violou resolução que impôs o abandono de programas nuclear e balístico. Pyongyang alega que apenas tentou colocar um satélite em órbita.Com o teste, o regime norte-coreano volta a violar o tratado de desarmamento assinado em 2007, meses depois de o país haver conduzido seu primeiro teste nuclear.
Assinante lê mais aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.