Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Chomsky, Chico, Marilena, Madame Mim

Madame Mim: ela é um pouco desastrada, coitada! Um leitor reclama de eu ter chamado Chomsky de “picareta” porque, afinal, trata-se do maior lingüista do mundo e tal. Sei bem. Conheço a sua obra. Ossos do ofício. Estudei letras. Não acho “o maior”, mas não me referi a seu trabalho de lingüista. Ele é que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h15 - Publicado em 4 set 2006, 23h38
madame%2520mim Madame Mim: ela é um pouco desastrada, coitada!
Um leitor reclama de eu ter chamado Chomsky de “picareta” porque, afinal, trata-se do maior lingüista do mundo e tal. Sei bem. Conheço a sua obra. Ossos do ofício. Estudei letras. Não acho “o maior”, mas não me referi a seu trabalho de lingüista. Ele é que usa a distinção alcançada nessa área para pontificar sobre temas outros — especialmente política. A sua militância há muito deixou de lado as questões da lingüística para se concentrar no debate ideológico e no combate ao imperialismo americano. E aí está a picaretagem. Chomsky não passa de um Michael Moore alfabetizado, menos adiposo e, eventualmente, de banho tomado. Do mesmo modo, referi-me há dias a Chico Buarque e nem entrei no mérito de suas canções líricas. Desanquei as políticas, aí sim, porque 1) não gosto de arte engajada como tese geral; 2) o engajamento supõe alguma utopia; que a de Chico seja Lula, eis um fim que nem eu, que não sou seu admirador, lhe antevia. Estou falando do Chomsky — e o mesmo aconteceu com Chico — que exerce o que Marilena Chaui, a Madame Mim da filosofia, chama de “discurso competente”. Está no livro Cultura e Democracia. Uma parceria não explicitada sua com Claude Lefort…
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.