Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

CASA-DA-MÃE-DILMONA – Onde falta ordem, todo mundo grita, e ninguém tem razão

O Parlamento já dispõe de um tribunal para avaliar as contas do governo: é o TCU, que é um órgão que serve ao Poder Legislativo. Mas, pelo visto, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acha pouco. Segundo ele anunciou, vai propor uma PEC para criar no Congresso Nacional um órgão que terá a tarefa […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 00h56 - Publicado em 24 jun 2015, 08h18

O Parlamento já dispõe de um tribunal para avaliar as contas do governo: é o TCU, que é um órgão que serve ao Poder Legislativo. Mas, pelo visto, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acha pouco. Segundo ele anunciou, vai propor uma PEC para criar no Congresso Nacional um órgão que terá a tarefa de fiscalizar o Executivo.

Disse à Folha: “O pior exercício é você ficar como presidente do Congresso comentando a crise. Todo dia acontecem fatos novos e ficar como comentarista do abismo não resolve. É preciso apresentar alternativas, saídas, soluções. Eu acho que esse é o nosso papel”.

E em que esse órgão seria distinto do TCU? Não está muito claro. Parece que Renan pretende que o acompanhamento das contas do governo seja cotidiano, a cargo do que chamou de “Órgão Fiscal Independente”. Disse ainda: “Ele vai fazer um acompanhamento durante a execução da política fiscal, para não acontecerem essas coisas com as quais nós estamos tendo que conviver, como as pedaladas [fiscais]”.

Sabem o mais curioso nisso tudo? É que já se fala das pedaladas como se elas fossem, sei lá, irregularidades menores. Atenção: trata-se de crime de responsabilidade, devidamente caracterizado dos Artigos 10 e 11 da Lei 1.079.

É claro que a proposta reflete o estado de desarticulação a que chegou o governo Dilma. A tal PEC de Renan, se for mesmo apresentada, não deixa de ser estranha, como seria se o Executivo criasse um órgão para avaliar se o Legislativo cumpre as suas funções.  O problema é que, em casa que falta ordem, todo mundo grita, e ninguém tem razão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.