Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Binyamin Netanyahu: “‘O Hamas é incompatível com a paz”

Entrevista do provável futuro premiê de Israel a Lally Weymouth, do Washington Post, publicada no Estadão desta segunda: O sr. acredita na solução de dois Estados – um judeu e um palestino – proposta por George Bush em 2002?Há amplo consenso dentro e fora de Israel quanto ao direito dos palestinos de governar suas próprias […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 20h01 - Publicado em 2 mar 2009, 05h03
Entrevista do provável futuro premiê de Israel a Lally Weymouth, do Washington Post, publicada no Estadão desta segunda:

O sr. acredita na solução de dois Estados – um judeu e um palestino – proposta por George Bush em 2002?
Há amplo consenso dentro e fora de Israel quanto ao direito dos palestinos de governar suas próprias vidas, mas não o de ameaçar as nossas.
O sr. disse crer que o resultado da ofensiva em Gaza ficou aquém do esperado e o Hamas deveria ser deposto. O que será feito sobre isso?
O Hamas é incompatível com a paz. Espero que os palestinos em Gaza consigam mudar seu governo, pois queremos estabelecer a paz com todos os palestinos. No momento, o que precisamos fazer é autorizar a entrada de ajuda humanitária em Gaza, mas sem permitir que o Hamas obtenha mais foguetes.
O presidente israelense, Shimon Peres, acredita que o sr. amadureceu desde que foi primeiro-ministro pela primeira vez, em 1996…
Era o que se esperava. Pude observar a trajetória de diversos governos e aprender com as medidas adotadas e a liderança demonstrada por eles. Proponho um novo caminho para buscar a paz: dar prosseguimento às negociações políticas e ao mesmo tempo avançar no desenvolvimento econômico (dos palestinos) e também no fortalecimento das forças palestinas de segurança. Pretendo assumir pessoalmente a liderança de um comitê que avaliará com regularidade as necessidades da economia palestina na Cisjordânia.
O sr. acha que será capaz de promover progresso político e econômico ao mesmo tempo? E mostrar uma real diferença entre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza?
No último confronto, a Cisjordânia não entrou em ebulição. Os habitantes de lá se preocuparam com o que ocorria em Gaza, mas disseram: “Nós não queremos seguir este caminho. Temos uma economia incipiente em Jenin e não desejamos um regime islâmico fundamentalista.” O que eles querem é uma sociedade onde haja lei e ordem.
(…)

Como o sr. interpreta a viagem do senador americano John Kerry a Gaza, a carta do Hamas entregue por ele ao presidente Obama e a sua viagem para Damasco?
A Síria fala em paz, mas permitiu que o Hezbollah se arme com dezenas de milhares de foguetes. Desde a segunda guerra do Líbano o país tem abrigado Khaled Meshal e outros líderes terroristas e cooperou de maneira próxima com o regime iraniano. Eu pediria à Síria que abandone essas atitudes e mostre seu verdadeiro compromisso com a paz.
(…)

O sr. acha possível deter o programa nuclear iraniano sem recorrer à ação militar?
O Irã está hoje consideravelmente enfraquecido em relação a seis meses atrás, por causa da crise econômica e da queda brusca no preço do petróleo. É um regime vulnerável e pressões devem ser intensificadas. Mas nenhuma destas sanções e demais medidas terão muito efeito se os iranianos acreditarem que uma opção militar está fora de questão.
Leia mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.