BID coloca em xeque “blindagem” da AL
Por Daniel Bergamasco, na Folha: “Quando um barco está navegando depressa em meio a ventos favoráveis, é difícil dizer quanto da velocidade pode ser atribuída à habilidade do capitão”, diz um relatório que será apresentado hoje em um dos seminários de abertura da Reunião Anual do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Miami.O barco, no […]
Por Daniel Bergamasco, na Folha:
O barco, no documento elaborado pelo próprio BID, é a América Latina -ou suas sete economias mais importantes, que somam 91% do PIB da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela). Nas 40 páginas do texto, os autores jogam água fria sobre o conceito de que o grupo tem turbinas para seguir crescendo sem o embalo da prosperidade da economia mundial dos últimos anos, que levou ao crescimento do PIB na casa dos 7% anuais na região.
“Não é que estejamos sendo pessimistas. Apenas temos de mostrar à região que a crise pede muita cautela, muito mais do que se pensa”, diz Alejandro Izquierdo, economista-sênior do Departamento de Pesquisa do BID, um dos coordenadores do levantamento.
A ‘ficha caiu’ para Trump sobre o petróleo da Venezuela
Com Maduro no poder, Venezuela enviou ouro no valor de US$ 5,2 bilhões à Suíça
Trump diz que derrota republicana nas eleições de meio de mandato pode levar a impeachment
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Ataque dos EUA à Groenlândia significaria o fim da Otan, diz premiê da Dinamarca







