Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Antártida – Menos poluente, etanol usado no local é mais inflamável que diesel

Por Giovana Girardi, no Estadão: O etanol combustível, que começou a ser usado em janeiro em um gerador da Estação Comandante Ferraz por ser menos poluente e ter uma eficiência termodinâmica maior, é também mais inflamável do que o diesel. Além desse gerador em experimentação, a estação tinha quatro geradores a diesel: um de emergência, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 09h27 - Publicado em 27 fev 2012, 07h39

Por Giovana Girardi, no Estadão:
O etanol combustível, que começou a ser usado em janeiro em um gerador da Estação Comandante Ferraz por ser menos poluente e ter uma eficiência termodinâmica maior, é também mais inflamável do que o diesel. Além desse gerador em experimentação, a estação tinha quatro geradores a diesel: um de emergência, um para rodízio e dois em funcionamento. “O álcool é muito volátil. Se ocorre um vazamento de vapores numa praça de máquinas, o vapor se mistura com o ar e qualquer faísca pode provocar uma explosão”, afirmou o engenheiro mecânico Francisco Emilio Baccaro Nigro, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Do ponto de vista teórico, ele explica que o ponto de fulgor do etanol é mais baixo, aliado a uma inflamabilidade alta. Na prática, isso significa que o risco de explosão é maior se ocorre um vazamento, mesmo que pequeno. Em 2006, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Guaratinguetá, liderados por João Andrade de Carvalho Júnior, publicaram um artigo comparando as propriedades do etanol e do diesel e chegaram à conclusão semelhante.

“O álcool etílico hidratado se apresenta como substituto interessante do óleo diesel, sobretudo pelos seus benefícios na combustão e na formação de poluentes. Deve-se observar que na substituição alguns cuidados devem ser tomados para prevenir perdas por evaporação, riscos de incêndios e danificação dos materiais”, escreveram os autores. Eles observaram que o álcool hidratado na pressão atmosférica evapora a 78°C, enquanto o diesel vaporiza entre 177°C e 337°C. Uma alta volatilidade é interessante porque aumenta o rendimento da combustão, mas também “significa maiores riscos de perdas por evaporação, de incêndios”, escrevem.
(…)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.