Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Adams, um dos Três Patetas, volta à carga contra o TCU

Luís Inácio Adams, um dos que apelidei de “Os Três Patetas”, voltou à carga nesta segunda contra o relator das contas de Dilma no TCU, Augusto Nardes. Adams reiterou a intenção do governo de recorrer “a tribunais superiores” caso aquela corte conserve o ministro como o responsável pelo relatório sobre as contas da presidente relativas […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 00h22 - Publicado em 5 out 2015, 21h36
Fotomontagem do Leitor Jorge Luiz, que foi enviada ao blog depois do primeiro post a respeito

Fotomontagem  feita pelo leitor Jorge Luiz, que foi enviada ao blog depois do primeiro post a respeito

Luís Inácio Adams, um dos que apelidei de “Os Três Patetas”, voltou à carga nesta segunda contra o relator das contas de Dilma no TCU, Augusto Nardes. Adams reiterou a intenção do governo de recorrer “a tribunais superiores” caso aquela corte conserve o ministro como o responsável pelo relatório sobre as contas da presidente relativas a 2014.

O julgamento está previsto para quarta-feira e, por enquanto, está mantido. Não há chance de a patuscada prosperar no tribunal. O corregedor não precisa, se não quiser, nem mesmo ouvir seus pares. O Planalto teria de apelar ao STF, pedindo uma liminar para suspender a sessão. Duvido que seja concedida.

Em nova entrevista, ora vejam, Adams diz não questionar a análise técnica do tribunal. E se saiu com frase de sentido obscuro: “A condução do relator não contamina a análise técnica; contamina a participação dele no processo”. Se afirmou isso mesmo, como leio na Folha, falou qualquer coisa, o que lhe deu na telha, e a fala não faz sentido nenhum.

Ora, se a alegada “condução” não maculou a questão técnica, resta que condução, então, não era porque sempre se conduz alguma coisa, com esse sentido por ele empregado, para desviar algo de sua rota natural. Se a análise técnica de Nardes está certa, supõe-se que outro em seu lugar teria feito o mesmo juízo.

Continua após a publicidade

E Adams segue adiante, numa gramática que lembra o dilmês castiço: “Querer cumprir a lei deve fazer [Nardes] se sentir intimidado. O que falamos é aplicar uma regra objetiva. Regra que temos jurisprudência do tribunal, regra estabelecida para todos os magistrados, e inclusive o tribunal. Se há intimidação, é o medo do próprio judiciário, que é quem vai julgar”.

Ora vejam: com medo do voto de Nardes, que deve ser pela rejeição das contas, o governo decide levantar uma sombra de suspeição contra o ministro e ainda inverte, vamos dizer assim, o ônus do temor.

Eis aí: esse é governo conduzido pelo Pixuleco. Esse é o governo que, no momento, está sob as ordens de Lula. Esse é o governo ao qual Dilma já renunciou. Se preciso, investe na crise institucional e ainda chama suas pantomimas de resistência democrática.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.