A indicação do alfabeticamente prejudicado Emir Sader para a Casa de Rui Barbosa também é uma agressão aos direitos humanos. Eu provo!
A brutal ignorância de Emir Sader sobre quase tudo, as reiteradas provas que dá de alfabetização deficiente, as espantosas tolices que diz, tudo isso nos leva, muitas vezes, a tratá-lo na base da pilhéria. De fato, como levá-lo a sério? Ocorre que a presidente Dilma Rousseff está prestes a nomeá-lo presidente da Fundação Casa de […]
A brutal ignorância de Emir Sader sobre quase tudo, as reiteradas provas que dá de alfabetização deficiente, as espantosas tolices que diz, tudo isso nos leva, muitas vezes, a tratá-lo na base da pilhéria. De fato, como levá-lo a sério? Ocorre que a presidente Dilma Rousseff está prestes a nomeá-lo presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, o que é um acinte à inteligência e, por que não?, aos direitos humanos.
Sader recorreu ao Twitter hoje para tentar negar que tenha endossado fuzilamentos em Cuba — ou “fusilamentos”, como ele escreve em sua apreensão muito pessoal da ortografia. É mesmo, é?
Em 2003, o tirano Fidel Castro fuzilou com “z” três dissidentes, sem direito a julgamento. Àquela ação, seguiu-se uma onda repressiva, conhecida como “Primavera Negra”, que encarcerou intelectuais, jornalistas e dissidentes do regime — alguns deles foram libertados recentemente, depois da intermediação da Igreja Católica e do governo da Espanha. O Apedeuta, como vocês sabem, comparou presos de consciência a bandidos comuns.
Muito bem! O que fez Emir Sader naquele 2003? Protestou contra os fuzilamentos? Não! Ele resolveu fazer um manifesto em defesa do governo cubano e de Fidel Castro. Entre outros absurdo, lia-se:
“Nós somente possuímos nossa autoridade moral, com a qual apelamos à consciência mundial para evitar uma nova violação dos princípios que guiam a comunidade global das nações. Neste momento, está em marcha uma intensa campanha de desestabilização contra uma nação da América Latina. O acosso contra Cuba pode servir de pretexto para uma invasão. Por isso, exortamos todos os cidadãos e todos os políticos a apoiar os princípios universais de soberania nacional, respeito à integridade territorial e à autodeterminação, essenciais para uma coexistência pacífica e justa entre as nações”
Entenderam? Cuba matava três dissidentes sem julgamento e trancafiava pessoas por crime de opinião, e Emir Sader liderava manifesto em defesa da ditadura. Indagado sobre os fuzilamentos, sabem o que ele respondeu à época?
“Bush também permitiu que dezenas de condenados fossem executados quando era governador do Texas”.
Sou contra a pena de morte. Em qualquer caso. Não sei quantas pessoas morreram nessas condições no Texas entre 1995 e 2000, quando Bush foi governador. O fato é que a punição é adotada por 38 estados. E, obviamente, nada tem a ver com questão política. Também Emir confunde crime comum com crime de consciência.
Assim, não venha este senhor agora dizer que não apoiou os fuzilamentos! Na prática, apoiou, sim! Sua indicação para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa não é uma ofensa apenas à inteligência, muito especialmente à língua portuguesa. Ela ofende também os direitos humanos, a civilização!