Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

A imprensa petista e os números

Entendo que a Carta Capital tenha buscado o socorro do PT, agora oficialmente. A coisa tá feia por lá, né? Na média acumulada de 2008, a revista conta com 18.400 assinantes — uma queda de 10% em relação a 2007. Em banca, a Cartilha vende 11,5 mil exemplares. O encalhe — aquelas revistas distribuídas de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 19h17 - Publicado em 2 jul 2008, 19h34

Entendo que a Carta Capital tenha buscado o socorro do PT, agora oficialmente. A coisa tá feia por lá, né? Na média acumulada de 2008, a revista conta com 18.400 assinantes — uma queda de 10% em relação a 2007. Em banca, a Cartilha vende 11,5 mil exemplares. O encalhe — aquelas revistas distribuídas de graça ou que viram sucata — é de 70%. Não obstante, a publicação é uma das campeãs em anúncios de estatais — às vezes, de empresas de capital aberto. Ou seja, o dinheiro do acionista privado, na prática, está indo para o picador de papel, que transforma em farelo os anúncios impressos em 70% do que é enviado às bancas.

“Ah, e a VEJA?” A tiragem desta semana é de 1.231.403 exemplares.

A edição de VEJA conta com 144 páginas — 63 delas anúncios. Apenas duas são de uma estatal: Banco do Brasil. Ou seja: 3%. Repito: a maior revista do Brasil e terceira maior do mundo tem 3% de anúncios de estatais.

E a valente Carta Capital, aquela “independente”? Com 82 páginas, tem 8 de anúncios de empresas privadas. E os outros? Há 2 páginas da Caixa Econômica Federal, 1 da Apeoesp (sindicato ligado à CUT) e uma troço que se chama “operação casada”: uma “reportagem” de cinco páginas sobre o pólo industrial de Camaçari, onde há dinheiro do governo da Bahia, que é do PT. O material é patrocinado pela Bahia Gás, estatal, e por outra empresa ali da região. Deixem-me ver: cinco páginas do especial, duas de anúncios específicos, mais duas da CEF e outra da Apeoesp: 10 páginas de anúncio sob a órbita do PT de um total de 18: 55,5%.

Faz sentido, pois, que os filiados do PT tenham 50% de desconto na assinatura da Carta Capital, mas ainda não faz justiça à realidade: a distribuição deveria ser gratuita, né?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.