À diferença do que sugere Jô Soares, “Cansei” é verbo transitivo indireto!
Embora demonizado por setores da imprensa, o movimento Cansei avança. Já tem pronta a primeira peça publicitária, que pode ser parcialmente vista acima. Tentar associar esse protesto àqueles que antecederam a deposição de João Goulart, em 1964, é delinqüência intelectual a serviço do lulo-petismo. Jango, claro, não era flor que se cheirasse e promovia, ele […]
A versão que está no Youtube não traz a íntegra do comercial, cujo texto transcrevo abaixo. Leiam ali. Será golpismo? Por que o governo se sente atingido? Deveria ser ele o primeiro a se cansar de todas estas coisas. Ocorre que Planalto e petistas reagem porque, infelizmente, são beneficiários dessa bagunça. Vamos ao texto. Depois retomo:
Cansei de gente que só quer levar vantagem;
Cansei do governo paralelo dos traficantes;
Cansei de pagar tantos impostos;
Cansei de impunidade;
Cansei de tanta burocracia;
Cansei de caos aéreo;
Cansei de CPI que não dá em nada;
Cansei de crianças nas ruas e não nas escolas;
Cansei de presidiário falando no celular;
Cansei de ver traficante fechando o comércio;
Cansei de empresários corruptores;
Cansei de ter medo de parar no sinal;
Cansei de bala perdida;
Cansei de tanta corrupção;
Cansei de achar tudo isso normal;
Cansei de não fazer nada
Se você já se cansou de tudo isso, mostre a sua indignação.
Pelo Brasil, faça um minuto de silêncio.
Dia 17 de agosto, às 13h.
OAB São Paulo
www.cansei.com.br
Como se vê, o “Cansei” é verbo transitivo indireto — com 16 complementos. Não é um intransitivo “Cansei!”, assim como quem faz uma pausa para tomar um champanhe ou para espairecer em Paris — como gosta de fazer Luis Fernando Verissimo — ou Nova York, como gosta de fazer Jô Soares. Aliás, ambos têm o sagrado direito — e eu ousaria dizer que, com o dinheiro de que dispõem, até o dever — de fazê-lo. Têm até o direito de sacanear a turma do “Cansei”. Só não lhes reconheço a licença para, tão “burgueses” quanto os demais (eu detesto essa linguagem, mas não fui que comecei), demonizar os que pensam de forma diferente alegando justamente a condição social do outro. Quem viaja a Paris e Nova York e gosta de Lula é mais decente do que quem faz o mesmo e o detesta? Verissimo e Jô Soares podem hostilizar as pessoas por muito motivos — jamais porque ela são “ricas”…
O apoio ao presidente virou agora uma espécie de desculpa para a riqueza? Que moralismo chulé é esse? Conheço ricos e pobres que detestam Lula. Conheço ricos e pobres que o veneram. Conheço remediados que o amam. E remediados que têm urticária só de ouvir falar em seu nome. Digam-me: quando um pobre (um de verdade ou desses que militam no PT) diz “Cansei”, a expressão de sua contrariedade é mais legítima do que a de um empresário? Quem disser que “sim”, com efeito, não entende nada de democracia.
Dou um exemplo: o MST vive se “cansando”. Em vez de cartazes, produz invasões e cadáveres. Jô Soares lhes deu pito alguma vez? O presidente da OAB-Rio evocou 1964? Algum articulista resolveu dizer que eram os comunistas arreganhando os dentes? Quantos são os cadáveres do “Cansei” ou da “Grande Vaia” — que é de outro grupo?
Locais
E como é que se vai fazer esse “minuto se silêncio”? O protesto está marcado em dois lugares:
– São Paulo: Catedral da Sé, Praça da Sé – Centro
– Porto Alegre: Aeroporto Salgado Filho.
Roteiro para os dois eventos:
12:00 – Chegada
12:30 – Ato ecumênico
13:00 – Minuto de silêncio
13:01 – Hino Nacional e encerramento