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Reinaldo Azevedo

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A ameaça chinesa à indústria brasileira

Por Leonardo Goy, no Estadão desta sexta:Uma em cada quatro empresas industriais do País sofre a concorrência de produtos chineses no mercado brasileiro, principalmente nos setores têxtil, vestuário, equipamentos hospitalares e de precisão e calçados. Dentre as empresas que relatam que essa concorrência existe, 52% perceberam que sua participação nas vendas para o mercado doméstico […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 6 jun 2024, 07h51 - Publicado em 9 mar 2007, 04h00
Por Leonardo Goy, no Estadão desta sexta:
Uma em cada quatro empresas industriais do País sofre a concorrência de produtos chineses no mercado brasileiro, principalmente nos setores têxtil, vestuário, equipamentos hospitalares e de precisão e calçados. Dentre as empresas que relatam que essa concorrência existe, 52% perceberam que sua participação nas vendas para o mercado doméstico diminuiu. Essas são algumas das conclusões de uma sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre seus associados. O estudo mostra ainda que a concorrência do gigante asiático também pesa no mercado externo. Segundo a CNI, 54% das indústrias brasileiras que exportam concorrem com os chineses. Dentre elas, 58% perderam clientes para concorrentes da China. A sondagem revelou que 75% das empresas têxteis consultadas que concorrem com os chineses relataram que tiveram queda de participação nas vendas ao mercado interno. Entre as empresas de vestuário, esse porcentual é de 66%. No mercado externo, o setor de vestuário está entre os mais prejudicados. A sondagem mostra que 31% das empresas desse setor que concorrem com a China pararam de exportar e 69% afirmaram que perderam clientes para os chineses. No setor de couros, 30% das empresas que concorriam com a China deixaram de exportar e 40% perderam clientes externos para os chineses. Na indústria de calçados, 20% das empresas consultadas deixaram de exportar e 65% perderam clientes.A forte concorrência chinesa vem, inclusive, forçando a migração de parte da produção industrial brasileira para a China, em busca de menores custos de produção. O levantamento da CNI mostra que 12% das grandes empresas entrevistadas já transferiram, direta ou indiretamente, parte de sua produção para a China. Segundo o levantamento, 7% das grandes empresas já produzem com fábrica própria na China e mais 5% terceirizaram parte da produção naquele país.
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