PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

“Pago”, “pagado” e pagando o sapo…

Empreguei em algum post abaixo a forma “tinha pagado”. Um leitor educado reclama. E uma trempa de petralhas analfabetos resolveu dizer que meu português é pior do que o do Emir Sader. O que me irrita é essa gente nem fazer uma pesquisa rápida. Há verbos que têm dois particípios passados: um regular e outro […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h59 - Publicado em 22 nov 2006, 19h24
Empreguei em algum post abaixo a forma “tinha pagado”. Um leitor educado reclama. E uma trempa de petralhas analfabetos resolveu dizer que meu português é pior do que o do Emir Sader. O que me irrita é essa gente nem fazer uma pesquisa rápida.

Há verbos que têm dois particípios passados: um regular e outro irregular. É o caso de “entregar”. Vejam: “Gedimar tinha/havia entregado Freud Godoy em dois depoimentos, mas depois voltou atrás”; “o dinheiro do dossiê fajuto foi entregue por Hamilton Lacerda, assessor de Mercadante, a Gedimar no hotel Íbis.” Com os auxiliares “ter” e “haver”, costuma-se empregar o particípio REGULAR; com o auxiliar “ser”, o IRREGULAR.

O mesmo vale para “pagar”. “A Petrobras tinha pagado regiamente as ONGs por seu trabalho”. Ou “As ONGs foram regiamente pagas pela Petrobras”. O particípio regular é “pagado”. Nesse caso, a confusão é mais freqüente por causa do adjetivo “pago”, formado com o particípio: “As contas pagas estão na pasta preta”. Não se admite “as contas pagadas”.

Alguns gramáticos já aceitam o uso do particípio irregular tanto com o verbo “ser” como com os verbos “ter/haver”. Eu não admito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.