XP/Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro, 35%
Este é o primeiro levantamento presidencial encomendado pela corretora desde que passou a ser alvo de ataques bolsonaristas, no início de junho
Levantamento do instituto Ipespe contratado pela XP Investimentos e divulgado nesta segunda mostra novamente o ex-presidente Lula (PT) na liderança da corrida eleitoral.
O petista tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL).
Os resultados levam em consideração o cenário estimulado, quando é apresentada uma lista dos pré-candidatos aos entrevistados.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%.
O deputado federal André Janones (Avante) tem 2% e o empresário Pablo Marçal (Pros), 1%. O cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) pontuou 1%.
A sondagem realizou 2.000 entrevistas por telefone entre os dias 20 e 22 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08220/2022.
Este é o primeiro levantamento presidencial encomendado pela XP ao Ipespe desde que a corretora passou a ser alvo de ataques bolsonaristas, no início de junho. As queixas eram de que a pesquisa “desfavorecia” Bolsonaro e, na época, chegaram a circular ameaças de boicote à empresa de investimentos.
De lá para cá, o Ipespe fez algumas mudanças na metodologia, entre elas na margem de erro — que antes era de 3,2 pontos porcentuais. Já o número de entrevistas passou de 1.000 para 2.000.























































5 mensagens de Ano-Novo para começar 2026 com palavras que tocam
O recado político dos bispos brasileiros e da Igreja Católica contra a extrema direita
A atitude de Ana Castela após o fim do relacionamento com Zé Felipe
Sob ameaça de abandono, cúpula do Republicanos minimiza crise entre PP e Tarcísio
João Gomes se manifesta após suposto climão em especial de Roberto Carlos







