Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Vereadora propõe que São Paulo adote protocolo do caso Daniel Alves

Proposta recomenda procedimentos para lidar com vítimas de agressão sexual em espaços de lazer na capital paulista

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 fev 2023, 18h05 - Publicado em 1 fev 2023, 18h01

A vereadora Cris Monteiro (Novo) protocolou nesta terça-feira um projeto de lei para aplicar em São Paulo normas baseadas no protocolo “No Callem” (“não se calem”, em português), de Barcelona. Os procedimentos foram adotados recentemente no caso de Daniel Alves, jogador de futebol preso de forma preventiva por suspeita de estuprar uma jovem de 23 anos, em uma casa noturna.

Na Catalunha, o protocolo foi implementado em 2018 e prevê como lidar com vítimas de agressões sexuais em espaços de lazer públicos ou privados. Os funcionários dos estabelecimentos que adotam a cartilha passam por treinamento para amparar pessoas agredidas em eventuais casos de abuso. 

Entre as medidas propostas na Câmara de Vereadores de São Paulo estão a garantia de que a vítima não será deixada sozinha em nenhum momento e receberá as informações necessárias e os conselhos corretos sobre os procedimentos jurídicos e de saúde a serem tomados após uma agressão. Além disso, deve-se evitar sinais de cumplicidade com o possível agressor “mesmo que seja apenas para reduzir o clima de tensão”, mas garantir a presunção de inocência do suspeito. 

O protocolo catalão ganhou destaque no caso Daniel Alves pois foi aplicado com rigor pela boate Sutton após a suspeita de estupro. Além do projeto de lei municipal, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a deputada Marina Helou (Rede) deve protocolar um projeto semelhante em nível estadual. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.