Vendas no varejo caem 0,3% em janeiro, de acordo com a Cielo
Os setores de Serviços e Bens Duráveis foram os responsáveis pela baixa; é o segundo mês seguido de queda

Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado mostram que, em janeiro deste ano, as vendas no varejo caíram 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2024, já descontada a inflação. Foi o segundo mês seguido de queda nas vendas. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,5%.
Dois dos macrossetores do Varejo registraram retração: Bens Duráveis e Semiduráveis (-2,4%) e Serviços (-2,1%). O resultado só não foi mais negativo porque o macrossetor de Bens Não Duráveis cresceu 1,1%.
Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a inflação pode explicar, em parte, a queda do Varejo em janeiro.
“Alimentação fora de casa, combustíveis e passagens aéreas, por exemplo, registraram aumentos de preços, o que pode ter desestimulado as compras”, afirma o executivo.
“Segmentos presenteáveis, como Óticas e Joalherias, também apresentaram retrações nas vendas, que podem ter sido consequência da antecipação de compras nos períodos da Black Friday e Natal”, diz.