‘Últimas consequências’: Wolney revela ordem de Lula sobre fraude no INSS
Ministro da Previdência Social participa de audiência na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado nesta quinta-feira

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira, em audiência na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado, que o presidente Lula determinou que ele investigasse a fraude no INSS “até as últimas consequências”.
“O presidente me disse: ‘você tem a tarefa de cuidar dos nossos aposentados. Cuide dos nossos aposentados e vá até as últimas consequências para que nenhum aposentado saia no prejuízo’”, contou o ministro.
Aos senadores, Wolney afirmou que foi no período entre os anos de 2019 e 2022 “que o ladrão entrou na casa” – usando uma metáfora para se referir ao ganho de escala dos descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões.
Segundo o ministro, o Congresso Nacional estava “gestando” uma medida, desde 2019, para que houvesse uma revalidação de cada um dos beneficiários do INSS que autorizavam descontos associativos.
Contudo, a medida foi “sepultada” em 2022 por meio da aprovação de uma medida provisória e da Lei 14.438/2022, disse Wolney.