Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

STF confirma decisão de Mendes que validou decreto de Lula sobre armas

Decano do Supremo travou em fevereiro todas as ações que questionavam na Justiça a validade da ordem do presidente sobre registros de armas

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 mar 2023, 17h47 - Publicado em 13 mar 2023, 17h18

O plenário virtual do STF confirmou uma decisão de Gilmar Mendes que travou o julgamento de todos os processos em curso na Justiça que questionavam o decreto de Lula sobre registros dos CACs para aquisição e transferência de armas de fogo e munições de uso restrito.

A decisão foi tomada por maioria, já que André Mendonça votou em direção contrária. O decreto de Lula também suspendeu a concessão de novos registros a clubes e escolas de tiro, além de ter criado um grupo de trabalho para a elaboração de nova regulamentação do Estatuto do Desarmamento.

Mendes concedeu a ordem em fevereiro argumentando que o tema tratado na ação tem grande potencial para lesionar os mais elevados bens jurídico-constitucionais de cunho individual, como a vida e a integridade física, e valores coletivos (a paz social e o Estado Democrático de Direito). Mendes afirmou, ainda, que o decreto está em consonância com as últimas decisões do Supremo sobre a matéria.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.