SP lidera alta do setor de serviços no Brasil no primeiro trimestre
Estado teve taxa positiva de 3,5% nos três primeiros meses do ano, frente aos 2,4% em todo o país

O estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todos os estados brasileiros no volume de serviços prestados nos três primeiros meses de 2025. Segundo o IBGE, a área teve alta de 2,4% no país todo em relação ao mesmo período de 2024.
Já São Paulo, com taxa positiva de 3,5%, exerceu a maior influência sobre o resultado nacional. Os dados apontaram que o estado responde por 47,88% do volume total de serviços prestados no Brasil.
Na comparação com março de 2024, o estado voltou a apresentar a contribuição positiva mais relevante, com aumento de 2%. A média nacional foi de 1,9% no mesmo recorte. No acumulado de 12 meses, enquanto o país registrou alta de 3%, São Paulo esteve acima da média nacional e teve variação de 4,7%.
A explicação, de acordo com o IBGE, é a grande concentração de empresas inovadoras e com grande receita no estado de São Paulo, já que o ramo de informação e comunicação teve grande peso no desempenho do setor de serviços no período analisado trimestre, impulsionado pelo aumento nas receitas de empresas que atuam nos segmentos de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, entre outros.
Além disso, os demais avanços vieram dos setores profissionais, administrativos e complementares, transportes, auxiliares aos transportes e serviços prestados às famílias.