Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sobre pedreiro, algemas e condenações

A Primeira Turma do Supremo deve esta tarde um pedido do pedreiro Antônio da Silva para anular a condenação contra ele por porte de arma imposta pelo Tribunal de Juri paulista. Seria mais um caso na pauta não fosse o fato de o personagem ter entrado indiretamente em uma grande polêmica: há três anos ele […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 11h01 - Publicado em 23 ago 2011, 11h32

A Primeira Turma do Supremo deve esta tarde um pedido do pedreiro Antônio da Silva para anular a condenação contra ele por porte de arma imposta pelo Tribunal de Juri paulista.

Seria mais um caso na pauta não fosse o fato de o personagem ter entrado indiretamente em uma grande polêmica: há três anos ele conseguiu anular o primeiro julgamento do caso, quando havia sido condenado por homicídio triplamente qualificado do marceneiro Marcos Soares em 2003.

O STF derrubou a decisão porque entendeu que Antônio passou por constrangimento ilegal ao ser julgado pelo juri algemado – fato que poderia influenciar os jurados. Uma semana depois o Supremo editou a conhecida – e até hoje questionada – súmula das algemas.

Foi no segundo julgamento do júri – que agora quer anular também – que Antônio foi absolvido pelo assassinato, mas condenado pelo porte de arma no episódio.

Quer derrubar a última condenação com o argumento de que alguns desembargadores participaram dos julgamentos dos dois recursos. Marco Aurélio Mello negou liminar ao pedreiro. E o Ministério Público é contrário à anulação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.