Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sob Lula, degradação na Amazônia é a pior em 15 anos

Dados do instituto Imazon mostram que degradação chegou à média de 10.000 campos de futebol afetados por dia entre janeiro e outubro deste ano

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 nov 2024, 11h36 - Publicado em 26 nov 2024, 11h01

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do instituto de pesquisa Imazon mostram, nesta terça, que a Amazônia fechou outubro com o quinto mês consecutivo de aumento no desmatamento e na degradação florestal causada pelo fogo ou pela extração madeireira.

“Por causa das queimadas, a degradação explodiu e chegou à média de 10.000 campos de futebol afetados por dia entre janeiro e outubro, o pior cenário em 15 anos”, diz o instituto.

Conforme o monitoramento por imagens de satélite, apenas em outubro, a Amazônia teve uma área degradada de 6.623 quilômetros quadrados, o equivalente a quatro vezes a cidade de São Paulo. Esse número também foi quatro vezes maior do que o registrado em outubro de 2023, quando foram degradados 1.554 quilômetros quadrados de floresta.

Nos primeiros dez meses de 2024, foram degradados 32.869 quilômetros quadrados, o equivalente a 21 vezes a cidade de São Paulo (ou 10.000 campos de futebol afetados por dia). Área quase três vezes maior do que o recorde de degradação até então, de 11.453 quilômetros quadrados, registrado em 2017.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.