Sidônio aposta em evento para 2 mil pessoas por ‘volta por cima’ de Lula
A cerimônia terá a apresentação de balanço dos dois primeiros anos deste terceiro mandato do petista, com discurso do presidente
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, vai receber um grande evento do governo Lula na manhã desta quinta-feira, batizado de “O Brasil dando a volta por cima”.
A expectativa do Palácio do Planalto é que cerca de 2.000 pessoas compareçam ao local para assistir ao balanço dos dois primeiros anos deste terceiro mandato do petista, entre elas todos os ministros, os chefes dos demais Poderes, congressistas e representantes da sociedade civil.
Nesta quarta-feira, petistas como o presidente interino do partido, Humberto Costa, convocaram os companheiros e companheiras para o “grande encontro” com Lula, marcado para começar às 10h, “para celebrar as conquistas do Governo Federal, que estão transformando a vida do povo brasileiro”.
O presidente deverá ser o único a discursar. Segundo o governo, Lula também vai apresentar entregas previstas para 2025 e 2026.O evento deverá ser conduzido por um mestre de cerimônias e será permeado por depoimentos de brasileiros beneficiados por ações do governo.
A solenidade foi idealizada pleo ministro Sidônio Palmeira, atual chefe da Secom, que foi marqueteiro da campanha de Lula em 2022. Segundo a pasta, a “intenção é dar transparência às entregas do Governo Federal nos dois primeiros anos de mandato”.
“Ao longo de 2023 e 2024, o Governo Federal se dedicou à reconstrução de políticas que, além de recuperar a economia, alcançaram resultados importantes na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores”, diz o Planalto.
A Secom divulgou nesta quarta alguns dos destaques da primeira metade da gestão de Lula, como o retorno do Brasil ao top 10 das economias do mundo — com aumentos de PIB de 3,2% e 3,4% nos dois primeiros anos do governo, respectivamente, e a “situação de quase pleno emprego” no país.
Veja a seguir outros pontos elencados pela Secom:
- Mais de 340 mercados foram abertos ao agronegócio
- O presidente teve reuniões com líderes de 67 países
- O Bolsa Família beneficia mais de 20 milhões de lares todo mês
- O Mais Médicos dobrou, tendo agora mais de 26.000 profissionais atuando em cerca 4.500 municípios
- Os 41 itens do programa Farmácia Popular passaram a ser oferecidos gratuitamente
- Recorde de cirurgias eletivas no SUS, com mais de 14 milhões de procedimentos em 2024
- Criação do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, que beneficia 4 milhões de jovens
- Indústria cresceu 3,3% em 2024, gerando 200.000 empregos no ano
- O Novo PAC tem investimentos que superam 1,8 trilhõa de reais
- O programa Minha Casa, Minha Vida contratou mais de 1,2 milhão de moradias em dois anos.
- Governo federal já isentou do Imposto de Renda 10 milhões de pessoas com renda de até dois salários mínimos e propôs aumentar o valor mínimo para 5.000 reais
- O Brasil teve um recorde de 6,7 milhões de turistas estrangeiros em 2024
- A Amazônia atingiu a menor taxa de desmatamento da década em 2024, com a maior redução em 10 anos
- Mais de 3 bilhões de reais foram capitados por meio da Lei Rouanet