Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Servidores do Itamaraty reagem à contratação de não diplomatas

Governo prepara decreto que vai flexibilizar nomeação de auxiliares diretos de Ernesto Araújo, como revelou Radar

Por Evandro Éboli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jun 2020, 21h21

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) reagiu com críticas à iniciativa do governo em liberar a contratação de não diplomatas como assessores especiais do ministro Ernesto Araújo.

Na edição de VEJA que está nas bancas, o Radar revela as articulações de Araújo com a pasta de Paulo Guedes para derrubar as regras que proíbem a contratação de assessores fora da carreira diplomática.

“A admissão no Ministério das Relações Exteriores (MRE) de pessoas alheias às carreiras do Serviço Exterior Brasileiro (SEB) representaria atentado à própria política externa nacional, tradicionalmente formulada por quadros formados, treinados e qualificados nas melhores práticas de defesa dos interesses nacionais, em consonância com o papel do Brasil na comunidade internacional”, diz a nota do Sinditamaraty.

O sindicato criticou até mesmo a possibilidade de que o primeiro contratado seja o  executivo americano Gerald Brant, diretor de empresa nos EUA e muito próximo de Steve Bannon. Para os servidores, essa nomeação, caso se concretize, torna vulnerável a política exterior do Brasil.

Continua após a publicidade

“É falaciosa a alegação de que tal nomeação poderia ser útil ao ministério ao trazer pessoas de perfil técnico: nossos quadros têm amplo conhecimento técnico nas mais diversas áreas e, além disso, contam sempre, nas negociações de escopo internacional, com profissionais igualmente experientes de outras instâncias do serviço público”.

O sindicato foi criado 2009 e representa todos os servidores do quadro permanente do Itamaraty, integrado pelas carreiras de assistente de chancelaria, diplomata, oficial de chancelaria.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.