Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Se condenado, Bolsonaro pode pegar mais de 40 anos de cadeia

Leia íntegra das alegações finais da PGR entregues ao STF nesta segunda-feira

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2025, 01h35 - Publicado em 15 jul 2025, 01h34

Depois de o chefe da PGR, Paulo Gonet, ter apresentado ao STF, nesta segunda, mais de 500 páginas de alegações finais para condenar Jair Bolsonaro e outros envolvidos na trama golpista, agora será a vez de as defesas dos réus falarem no processo pela última vez.

Apontado como líder da organização criminosa que planejou acabar com a democracia no Brasil, Bolsonaro e os outros sete integrantes do chamado “núcleo crucial” da denúncia da PGR terão 15 dias para apresentar ao Supremo seus últimos argumentos contra as acusações da Procuradoria.

O primeiro a receber o prazo para oferecer alegações finais será o delator, Mauro Cid. Ele terá 15 dias para tentar convencer Alexandre de Moraes de que é merecedor dos benefícios da colaboração premiada, que incluem o perdão judicial ou a redução de pena a ponto de permitir que ele siga em liberdade, mesmo depois de condenado. Nesta segunda, a PGR se manifestou contra o perdão judicial a Cid, citando as revelações de VEJA sobre suas omissões no processo.

Depois das alegações finais do delator, os outros réus terão 15 dias para oferecer os argumentos ao Supremo. Superada essa fase, o processo estará pronto para ir a julgamento em data a ser marcada pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

Se os ministros da Primeira Turma acatarem a denúncia da PGR em sua integralidade, Bolsonaro e os demais réus serão condenados a mais de quarenta anos de prisão pelos crimes de liderar organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Leia a manifestação final da PGR.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.