Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Saudades dos velhos tempos

Sobre as dificuldades que o Brasil enfrentará para captar recursos com bancos privados no exterior depois do rebaixamento, técnicos do Ministério da Fazenda reconhecem: a situação era melhor em 2005, quando o Brasil sequer tinha o grau de investimento. Ocorre que os indicadores macroeconômicos do país eram tão saudáveis, que as instituições faziam vista grossa à falta […]

Por Redação Atualizado em 31 jul 2020, 00h27 - Publicado em 21 set 2015, 19h03
Enquanto isso, no Ministério da Fazenda, credores cada vez mais desconfiados

Enquanto isso, no Ministério da Fazenda, credores cada vez mais desconfiados

Sobre as dificuldades que o Brasil enfrentará para captar recursos com bancos privados no exterior depois do rebaixamento, técnicos do Ministério da Fazenda reconhecem: a situação era melhor em 2005, quando o Brasil sequer tinha o grau de investimento.

Continua após a publicidade

Ocorre que os indicadores macroeconômicos do país eram tão saudáveis, que as instituições faziam vista grossa à falta do grau na hora de conceder empréstimos. Os tempos agora são outros.

Pouco antes do rebaixamento, a Fazenda teve de travar uma batalha contra um credor desconfiado. Para fechar o contrato de empréstimo, o banco exigiu uma cláusula que previa a aceleração do pagamento total da dívida em caso de perda do grau. Os técnicos da Fazenda conseguiram derrubá-la na última hora.

Caso contrário, teria sido (mais) um desastre.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.