São Paulo terá centro avançado em medicina pulmonar de alta complexidade
“Casa do Pulmão” será inaugurada pela Rede D’Or, nesta terça-feira
A Rede D’Or, empresa do setor da saúde, inaugurará um novo centro especializado em atendimento médico pulmonar de alta complexidade, nesta terça-feira, em São Paulo. Em um único espaço, a “Casa do Pulmão” reunirá profissionais em Pneumologia, Cirurgia Torácica e Oncologia Pulmonar, além de equipamentos de última geração para exames como Pletismografia, Ergoespirometria e Espirometria, entre outros.
Ligado ao complexo dos hospitais Vila Nova Star e São Luiz do Itaim, na zona sul da capital paulista, o projeto será liderado pelo médico Tiago Machuca, especializado em transplantes e cirurgia torácica. O local atenderá pessoas com doenças pulmonares crônicas e complexas, como pacientes pré e pós-transplante pulmonar, portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e fibroses pulmonares.
Segundo a empresa, a previsão é que o novo centro faça até 2.000 atendimentos por mês, entre consultas e exames. Entre as inovações, o novo setor será especializado em dispositivos de assistência para suporte cardiopulmonar avançado, oferecendo diferentes modalidades como, por exemplo, o ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).
Além disso, a unidade deverá inovar com a incorporação de um Centro de Reabilitação Integrado, permitindo que os pacientes iniciem seu processo de recuperação de forma precoce, ainda durante a internação intensiva. A Rede D’Or informou também que haverá uma sala dedicada para exames point-of-care, o que deve garantir diagnósticos rápidos e eficientes à beira do leito, otimizando o manejo clínico e resposta terapêutica.
“Já dispomos de equipes altamente qualificadas para assistência a doenças pulmonares em nossa rede, mas o modelo da ‘Casa do Pulmão’ é inédito e exclusivo, e pretendemos em breve replicá-lo em outros serviços hospitalares pelo país”, disse Rodrigo Gavina, CEO de hospitais da Rede D’Or.