Rota da Fruta prevê faturar R$ 250 milhões anuais com produção de mirtilo
Estruturado a partir da agricultura familiar, o negócio já conta com mais de 120 famílias e assentamentos beneficiados

Formada pelo Distrito Federal e por 33 cidades de Minas Gerais e Goiás, a Rota da Fruticultura — Região Integrada de Desenvolvimento Econômico voltada para as frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora e framboesa), açaí e jabuticaba — prevê receitas de 250 milhões de reais por ano com a produção.
O negócio, estruturado a partir da agricultura familiar, já conta com mais de 120 famílias e assentamentos beneficiados. A 3ª etapa será lançada na próxima semana no AgroBrasília e prevê 50 hectares referentes as 500.000 mudas iniciais que serão plantadas paulatinamente a partir de setembro de 2023, produzindo 1,5 tonelada de mirtilo.
“A Rota da Fruticultura tem como principal objetivo fortalecer os pequenos produtores, entregando mudas e materiais necessários para produção. Ao receberem os insumos, os produtores geram um círculo virtuoso de multiplicação entre os fruticultores, potencializando a produção. Nosso plano é organizar o setor, exportar e apresentar um grande impacto econômico em nossa região”, explica Luiz Curado, coordenador da Rota das Frutas.