Rosa Weber assume o comando do STF nesta segunda
Ministra fará uma gestão adequada ao seu conhecido perfil discreto, sem entrar em discussões políticas, mas firme na defesa do Supremo
A ministra Rosa Weber assume nesta segunda, às 17h, a presidência do STF para o próximo ano. A ministra terá um mandato mais curto que o seu antecessor, o ministro Luiz Fux, que entrega o comando da Corte nesta tarde. Rosa completa 75 anos em outubro de 2023, data limite para permanência no tribunal.
Colegas de Rosa ouvidos pelo Radar dizem que a ministra fará uma gestão adequada ao seu conhecido perfil discreto, sem entrar em discussões políticas, mas firme na defesa do Supremo e na pauta de julgamentos, que deve ser marcada por temas que dividem a sociedade e que ainda aguardam o desfecho do período eleitoral para voltarem ao calendário de julgamentos da Corte.
A posse desta segunda terá 350 convidados dentro do plenário do STF, mas a lista de participantes da cerimônia — que irão acompanhar por telões o evento nos salões do tribunal — chega a 1.300 pessoas. A posse deve durar 90 minutos.