Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Reunião com Haddad foi importante para retomar o diálogo, diz Alcolumbre

Presidente do Congresso esteve, nesta terça, com o ministro da Fazenda e a chefe da articulação política do Planalto, Gleisi Hoffmann

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 jul 2025, 09h54

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre avalia que foi positiva a primeira conversa com integrantes do governo Lula, depois de o STF ter marcado uma reunião de conciliação para resolver a crise do IOF.

Nesta terça, Alcolumbre se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e com a chefe da articulação política do Planalto, Gleisi Hoffmann. Presidente da Câmara, Hugo Motta também participou do encontro.

“Foi uma boa reunião. Importante para a retomada do diálogo”, diz Alcolumbre ao Radar.

Nos últimos dias, o presidente Lula travou uma batalha verbal com o chefe da Câmara, Hugo Motta. O paraibano foi acusado pelo petista de descumprir acordos e fazer o jogo da oposição ao derrubar o aumento de imposto instituído pelo governo para tentar fechar as contas dos gastos da máquina federal.

Sem base parlamentar para fazer valer seus interesses no Congresso, Lula decidiu acionar o STF para reverter a derrota sofrida no Legislativo. O petista não conseguiu revalidar o aumento de imposto, mas obteve uma vitória no Supremo a partir da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a retomada de diálogo sobre o IOF numa mesa de conciliação.

Continua após a publicidade

A reunião entre os chefes do Legislativo e os ministros de Lula, nesta terça, teve o objetivo de iniciar essa discussão, para que as partes cheguem ao Supremo já com algum entendimento.

Na conversa, Haddad e Gleisi ponderaram que a derrubada do decreto de Lula, sem um argumento concreto para isso, na avaliação deles, tinha como resultado a desmoralização dos poderes do presidente da República, já que, a prevalecer essa lógica, o Congresso poderia, por simples vontade, derrubar qualquer outra decisão do petista no Planalto.

Além de garantir arrecadação, a luta pelo aumento do IOF teria, portanto, o papel de reafirmar os poderes de Lula, que teria, nas palavras dos ministros “a prerrogativa exclusiva” de alterar as alíquotas do imposto.

Continua após a publicidade

Ainda que a conversa tenha ocorrido num clima amistoso, o ambiente no Legislativo está longe de ser de pacificação. Líderes partidários de oposição e do centro defendem que o governo encontre outras formas de equilibrar as contas, sem pendurar o peso da gastança da gestão petista nas costas do contribuinte.

Nesse caminho, tanto Alcolumbre quanto Motta têm sindo pressionados por aliados a marcar posição sobre o tema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.