Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Retaliando ou não Trump, Brasil perde, diz bilionário amigo de Lula

Governo dos Estados Unidos vai tarifar em 50% todos os produtos exportados pelo Brasil, a partir de agosto; Planalto fala em fazer o mesmo

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jul 2025, 14h41

Um bilionário amigo de Lula, com negócios internacionais em diferentes setores do agronegócio, avalia que o petista tem pouco a fazer para livrar o Brasil dos impactos negativos da guerra tarifária aberta por Donald Trump contra o Brasil.

“Se partir para a reciprocidade, vamos aumentar a inflação e vai faltar produto. Se botar o rabo entre as pernas, vamos vender menos para eles e teremos que ir atrás de outros mercados”, diz o empresário, pedindo anonimato.

O único caminho capaz de evitar danos é o do recuo total de Trump, o que parece improvável diante da campanha bolsonarista nos Estados Unidos por retaliações ao Brasil, diante do julgamento de Jair Bolsonaro no STF.

“Retaliando ou aceitando a bomba fiscal, perdemos. A China teve força para retaliar, mas o Brasil não tem”, diz o empresário.

A solução temporária, para quem tem negócios nos dois países, é embarcar tudo o que for possível e fazer o transporte antes da entrada em vigor da nova tarifa. O conselho, claro, vale para quem se estabeleceu a partir da logística aérea, não para quem exporta pelo mar. “Um navio leva 20 dias para fazer o caminho. Então, já era. O negócio é usar avião e correr para contornar algum dano”, diz o empresário.

Continua após a publicidade

E os bancos? O que estão aconselhando aos grandes empresários do país? “Fizemos uma consulta e os bancos não sabem o que prever. Estão esperando. Apostam que tudo pode acontecer, inclusive nada”, diz o empresário.

Trump anunciou, nesta quarta, a decisão de tarifar todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos em 50%. A medida foi uma resposta do governo norte-americano a decisões do STF contra o bolsonarismo e as plataformas americanas de redes sociais.

O republicano também reclamou de uma falsa vantagem brasileira nas relações comerciais com os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Lula, como mostra o Radar, decidiu reagir divulgando uma nota para rebater as falas de Trump. Ele vai dar uma entrevista para falar sobre o assunto nesta quinta e avalia fazer um pronunciamento em rede nacional.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.