Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Queimadas registradas em agosto foram as piores dos últimos 14 anos

O Brasil registrou 68.635 focos de queimadas no mês, só perdendo para o último ano de governo Lula, em 2010, quando foram registrados 90.444 focos

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 set 2024, 09h07

O mês de setembro começa com um dado alarmante para o país. O número de focos de calor registrados por causa de queimadas no país chegou a 154.000 ocorrências no ano, segundo o Programa Queimadas, do Inpe.

Apenas em agosto, o avanço do fogo foi o maior dos últimos 14 anos. O Brasil registrou 68.635 focos de queimadas no mês, só perdendo para o último ano de governo Lula, em 2010, quando foram registrados 90.444 focos.

O maior número incêndios florestais está na Amazônia, que concentra 42,7% dos focos registrados nesta semana.

De acordo com o Inpe, como esses dados são gerados por imagens de satélite, que variam em captação de áreas entre 375 metros quadrados e 4 quilômetros quadrados, cada foco pode representar uma ou várias frentes de fogo ativas.

Na comparação com os dados divulgados no último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, no sábado (31), os focos de calor continuam avançando pelos biomas brasileiros, em relação ao registrado até o dia 27 de agosto, até quando já haviam sido captados pouco mais de 112.000 focos de calor no país.

Embora a Amazônia seja o bioma mais atingido, por causa da extensão de seu território, o município mais afetado foi Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde o bioma predominante é o Pantanal e foram detectados 4.245 focos. Já o segundo município mais atingido foi Apuí, no Amazonas, com 3.401 focos até o dia 27 de agosto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.