Quatro em cada 10 brasileiros consideram transporte público ruim
Pesquisa da CNI mostra que avaliações mais negativas se concentram entre moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Uma pesquisa da CNI sobre a utilização dos meios de transporte e a mobilidade urbana no Brasil mostra que 43% dos moradores dos principais centros urbanos do país consideram o transporte público ruim ou péssimo.
O transporte público tem avaliações mais negativas entre os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (55%) e do Nordeste (46%). A percepção e avaliação negativa sobre o transporte público é menor nas regiões Sudeste (44%) e Sul (18%).
A pesquisa, feita exclusivamente com moradores da população economicamente ativa de municípios com pelo menos 250 mil habitantes, mostra que a avaliação é pior nas cidades com número de moradores entre 500 mil e 1 milhão de pessoas (51%).
O estudo foi conduzido pelo Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) – antigo Instituto FSB Pesquisa – entre os dias 1 e 5 de abril de 2023. Foram entrevistados de forma presencial uma amostra representativa da população economicamente ativa (PEA) brasileira em municípios com população a partir de 250 mil habitantes.