PSDB vai propor a Temer cláusula de barreira e voto distrital
O documento com princípios programáticos que o PSDB vai apresentar ao vice-presidente Michel Temer na próxima terça-feira como pré-requisito para discutir apoio a seu eventual governo no Congresso defende a adoção de cláusula de barreira para os partidos e voto distrital misto no item dedicado à reforma política. A minuta do documento, que está sendo […]
O documento com princípios programáticos que o PSDB vai apresentar ao vice-presidente Michel Temer na próxima terça-feira como pré-requisito para discutir apoio a seu eventual governo no Congresso defende a adoção de cláusula de barreira para os partidos e voto distrital misto no item dedicado à reforma política.
A minuta do documento, que está sendo elaborada pelo senador Tasso Jereissati (CE), inclui 12 pontos.
Setores do partido ainda pressionam para que seja incluída a defesa da adoção do parlamentarismo a partir de 2018 no texto, mas a tese não é consensual na sigla e enfrenta resistências nos demais partidos que deverão integrar a base de Temer.
Além da reforma política, o PSDB incluiu na carta programática o compromisso de Temer de não interferir na Operação Lava-Jato.
Outros itens são:
– Profissionalização do Estado;
– Fim da repartição de ministérios segundo critérios partidários;
– Compromisso com os programas sociais;
– Revisão de subsídios fiscais, inclusive do BNDES;
– Simplificação do sistema tributário.