Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

#PRESIDENTE DO IRÃ#Os bastidores do cancelamento da visita

Depois de um dia confuso, está cancelada a visita oficial do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil. O Brasil soube que a visita de Ahmadinejad poderia ser cancelada hoje de manhã, quando o encarregado de negócios da embaixada brasileira em Teerã foi chamado ao ministério das Relações Exteriores – na verdade, o convocado foi o […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 17h42 - Publicado em 4 Maio 2009, 17h30

Depois de um dia confuso, está cancelada a visita oficial do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil.

O Brasil soube que a visita de Ahmadinejad poderia ser cancelada hoje de manhã, quando o encarregado de negócios da embaixada brasileira em Teerã foi chamado ao ministério das Relações Exteriores – na verdade, o convocado foi o embaixador Antonio Salgado, mas ele já está no Brasil dede a semana passada preparando a visita agora cancelada.    

Na chancelaria, o diplomata brasileiro ouviu basicamente duas reclamações. Em primeiro lugar, o governo iraniano considerou excessivamente tímida a defesa pelo governo Lula da visita de Ahmadinejad, criticado com vigor por diversos grupos por suas posições minimizando o Holocausto e contra a existência de Israel.      

Em segundo lugar, os iranianos queixaram-se de que o Brasil estaria dando pouca importância à visita de Ahmadinejad. A prova disso seriam as mudanças no protocolo de recepção previstos para a quarta-feira. As cerimônias previstas seriam modestas para a envergadura da visita.  

As queixas foram feitas, mas não se falou em cancelamento da visita. Só que a chancelaria iraniana vazou a informação que Ahmadinejad não mais viria. Assim, a confusão começou a ser formada.

Continua após a publicidade

No início da tarde, o embaixador iraniano no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, foi convocado pelo Itamaraty para uma reunião com o embaixador Roberto Jaguaribe, subsecretário-geral de Assuntos Políticos. Foi-lhe explicado, então, que o protocolo realmente fora simplificado, mas que o motivo era a restauração do Palácio do Planalto – Ahmadinejad seria o primeiro chefe de estado a visitar o Brasil após o início das obras.

A troca da guarda do chefe de estado, por exemplo, que era feita no Planalto, aconteceria na própria Base Aérea.

Foi dito, inclusive, que na semana que vem o protocolo para a chegada de Fernando Lugo, presidente do Paraguai, é exatamente a mesma da que estava prevista para quarta-feira.  

Os iranianos, contudo, mantiveram a posição e a visita de quarta-feira está cancelada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.