Preocupados com Mundial em 2025, clubes discutem redução de estaduais
Alguns cartolas da Série A defendem diminuir o número de datas dos campeonatos regionais de 16 para 12 jogos; CBF só observa
Preocupados com o calendário do futebol em 2025, cartolas da Comissão Nacional de Clubes (CNC) começaram a discutir uma proposta para reduzir a média de jogos nos estaduais de 16 para 12 datas.
Entre os clubes da Série A, fazem parte da atual composição da CNC dirigentes de São Paulo, Fluminense, Internacional, Atlético Goianiense e Fortaleza. Na reunião mais recente, na última segunda-feira, também participaram Flamengo e Palmeiras.
Há uma preocupação especial com o Super Mundial de Clubes, que vai ser disputado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho do ano que vem. Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os últimos três campeões da Libertadores, têm participação garantida.
Como uma das vagas vai para o campeão da Libertadores em 2024, ainda há chance de São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio ou Botafogo se classificarem para o Super Mundial.
Embora houvesse um representante da CBF na última reunião da comissão de clubes, a visão entre alguns dos cartolas é de que, sob a gestão de Ednaldo Rodrigues, a entidade máxima do futebol brasileiro mantém uma postura passiva, de espera e observação.