Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Prefeitos cobram Anvisa e Saúde por teste de Covid-19 em casa

Kit com seria vendido em farmácias e o exame feito pelos próprios pacientes; variante Ômicron acelerou contágios e faltam testes em várias capitais

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jan 2022, 16h05 - Publicado em 13 jan 2022, 13h42

A Frente Nacional de Prefeitos enviou um ofício nesta quinta ao Ministério da Saúde e à Anvisa pedindo a liberação da comercialização no Brasil dos chamados autotestes de Cpvod-19, que são os testes rápidos de detecção da doença com base no antígeno produzido pelo paciente. São os mesmos que são aplicados em farmácias pelo país. Atualmente, a Anvisa não autoriza a comercialização desses testes, que só podem ser aplicados nas drogarias por um farmacêutico.

Em alguns países da Europa, como no Reino Unido, a possibilidade de o cidadão comprar o kit do exame e aplicar teste em si na sua casa já existe. O aumento dos contágios provocado pela circulação da variante Ômicron do novo coronavírus fez disparar a procura por testes rápidos em drogarias em várias capitais brasileiras.

Segundo os prefeitos, o autoteste permitiria um controle maior das transmissões, já que em tese mais gente teria acesso à testagem e mais cedo os que derem positivo se colocariam em quarentena. De acordo com os prefeitos, o teste do antígeno coletado na secreção nasal é atualmente “a única forma amplamente disponível para a identificação dos indivíduos infectados”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.